Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26620
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Bianca Raquel Garcia Fagundes-
dc.date.accessioned2021-12-06T13:19:53Z-
dc.date.available2021-12-06T13:19:53Z-
dc.date.issued2021-04-01-
dc.identifier.citationPEREIRA, Bianca Raquel Garcia Fagundes. O uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino superior: um comparativo entre UTFPR e UMINHO. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26620-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Uma proposta pedagógica para o ensino superiorpt_BR
dc.description.abstractThis work aims to establish a comparison regarding to the use of active methodologies and innovation in teaching at the Technological University of Paraná and the University of Minho. Higher education institutions, together with their faculty, have been promoting discussions on the use of active learning methodologies around the world. Thus, we chose to analyze the use of active methodologies in the teaching and learning process in engineering courses, as the curriculum are similar in the two universities. Performing a section of the implementation of innovative actions in engineering education at UTFPR and UMINHO, followed of a systematic review of the use of Active Methodologies in Engineering Education, where it is possible to observe gaps and fragmentation in the methods used in the studies carried out, as there is a reflection of the need for interdisciplinarity in practices and their relationship with the world of work which is still superficial. And finally, as a product, a pedagogical proposal for higher education and organization of templates with the most used methodologies in higher education. For this, the research methodology used was qualitative with a descriptive and exploratory character, addressing a bibliographic and documentary study, seeking support in institutional documents and curriculum of the courses already mentioned. There is a movement in the use of active learning methodologies, interdisciplinary and multidisciplinary projects and technologies. However, we can observe fragmented teaching, which is not very interdisciplinar, but in search of new paths, in which the student is the protagonist, where he is inserted in the labor market and in problem solving, thus acquiring specific knowledge and skills in the chosen profession.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEngenharia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectUniversidade do Minhopt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectEngineering - Study and teachingpt_BR
dc.titleO uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino superior: um comparativo entre UTFPR e UMINHOpt_BR
dc.title.alternativeThe use of active teaching and learning methodologies in higher education: a comparison between UTFPR and UMINHOpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo estabelecer um comparativo no que se refere a utilização das metodologias ativas e a inovação no ensino na Universidade Tecnológica do Paraná e a Universidade do Minho. As instituições de ensino superior juntamente com o seu corpo docente, vem promovendo discussões sobre a utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem em todo o mundo. Desse modo, optamos por analisar o uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem nos cursos de engenharia, pois nas duas universidades as matrizes se assemelham. Realizando um comparativo da implementação de ações inovadoras no ensino de engenharia na UTFPR e na UMINHO; seguida de uma revisão sistemática da utilização de Metodologias Ativas no Ensino de Engenharia, onde pode-se observar observamos lacunas e fragmentação nos métodos empregados nos estudos realizados, pois observa-se a reflexão da necessidade da interdisciplinaridade nas práticas e sua relação com o mundo do trabalho que, ainda, é superficial. E finalmente como produto uma proposta pedagógica para o ensino superior e organização de templates com as metodologias mais utilizadas no ensino superior. Para isso, a metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa de caráter descritivo e exploratória, abordando um estudo bibliográfico e documental, buscando respaldos em documentos institucionais e matrizes curriculares dos cursos já citados. Observa-se o movimento na utilização de metodologias ativas de aprendizagem de projetos interdisciplinares e multidisciplinares e tecnologias. Porém podemos observar o ensino fragmentado, pouco interdisciplinar, porém em busca de novos caminhos, nos quais o protagonismo seja do aluno, onde esteja inserido no mercado de trabalho e na resolução de problemas, adquirindo, assim, conhecimentos específicos e competências na profissão escolhida.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-1559-0731pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2207904857174332pt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Aires, João Paulo-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4367-9901pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5120480868145385pt_BR
dc.contributor.referee1Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.referee2Mesquita, Diana Isabel de Araujo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-3896-6348pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttps://orcid.org/ 0000-0003-3896-6348pt_BR
dc.contributor.referee3Aires, João Paulo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4367-9901pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5120480868145385pt_BR
dc.contributor.referee4Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.contributor.referee4IDhttp://orcid.org/0000-0003-4151-0843pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368459603526305pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
usometodologiasativasensinoaprendizagem.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
metodologiasativasensinosuperior_produto.pdf25,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons