Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26538
Título: A estética da nostalgia na construção do discurso do Cine Passeio
Título(s) alternativo(s): The aesthetics of nostalgia in Cine Passeio’s construction of discourse
Autor(es): Salvario, Willian Batista
Orientador(es): Lemos, Anuschka Reichmann
Palavras-chave: Cinema - Estética
Cinema - Semiótica
Nostalgia
Sentidos e sensações
Análise do discurso
Motion pictures - Aesthetic
Motion pictures - Semiotcs
Nostalgia
Senses and sensation
Discourse analysis
Data do documento: 27-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SALVARIO, Willian Batista. A estética da nostalgia na construção do discurso do Cine Passeio. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo discutir a estética da nostalgia na construção do discurso e da materialidade visual do Cine Passeio: um cinema de rua de Curitiba, fundado em 2019, e mantido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Estabelecese um diálogo entre o passado e o presente no Cine Passeio a partir de uma experiência estética nostálgica, por meio de uma análise das construções de sentido de seus discursos-enunciados, ao examinar a sua linguagem arquitetônica e a linguagem visual de seus materiais gráficos comunicacionais. Para isso, reconhecemse percursos construtivos de interação e de sentido com a nostalgia, nas relações simbólicas de uso cultural tanto da memória coletiva quanto de identidade curitibana - entre o Cine Passeio e os sujeitos –, a fim do consumo de seu espaço. A pesquisa é estruturada em três partes. Em primeiro lugar, uma pesquisa bibliográfica a fim de reconhecer desde as origens epistemológicas do termo “nostalgia” a partir do séc. XVII, suas relações com a modernidade, bem como ao seu uso no âmbito social e cultural da contemporaneidade, entre o séc. XX e XXI, em diálogo com o consumo estetizado e massificado. Para tal reconhecimento, foram utilizados autores como Marcos P. Natali, Zygmunt Bauman, Svetlana Boym, Ivone Gebara, Gilles Lipovestky e Jean Serroy. Em um segundo momento, versa-se sobre a vinculação da nostalgia com a produção de sentidos, com o objetivo de iniciar reflexões sobre o Cine Passeio na qualidade de uma linguagem urbano-contextual inscrita na cidade. Falam-se de relações de semiose entre o sensível e o inteligível, implicadas na adoção do passado curitibano na temporalidade do presente, ao estabelecer um Percurso Gerativo de Sentido com o tempo remoto de então. Para isso, adotam-se referenciais de diferentes teorias semióticas, em busca de entrelaçamentos afins: Lucrecia D’Alessio Ferrara, Greimas e Courtés, José Luiz Fiorin e Denis Bertrand. Por fim, a terceira parte desta pesquisa compreende a análise a respeito da experiência estética nostálgica no Cine Passeio, reconhecendo tanto os aspectos de seu contexto histórico, mediante pesquisas documentais, quanto a análise dos elementos construtivos de sentido a partir das interações sensíveis com seu espaço. Para cumprir com tal propósito, foi adotado o referencial teórico da sociossemiótica de Eric Landowski – um desdobramento da semiótica discursiva de A. J. Greimas –, ao examinar e reconhecer potencialidades de percursos sensíveis de sentido entre sujeitos e o Cine Passeio, por intermédio dos regimes interacionais da programação, manipulação, assentimento/acidente e ajustamento, nas relações possíveis de leitura e captura de tais discursos passíveis à experiência nos entornos do Cine Passeio.
Abstract: This research aims to discuss the Cine Passeio’s aesthetics of nostalgia, related to its construction of discourse and embodied visual structures–which is a movie theater located in Curitiba, founded in 2019, also maintained by Fundação Cultural de Curitiba (FCC). We develop a dialogue between the past and the contemporaneity by an analysis of meaning-producing events in its discourses, as from a nostalgic aesthetic experience, in order to examine its architectural and visual languages–this one from its communication resources. For that reason, we recognize paths to interactions and sense with nostalgia, in regard to symbolic relationships along the cultural use of collective memory and identity, between Cine Passeio and people, for the purpose of consumption of this place. The research is structured in three parts. Firstly, we developed a bibliographic investigation só as to recognize the nostalgic feeling from its epistemological origins, related to the conception of the word ‘nostalgia’ in the 17th century, its relationships with the modernity, and also its use in the social and cultural realms in the contemporary era, between the 20th and 21st centuries, together with discussions of the mass and aestheticized consumption. For that recognition, we used various theoretical frameworks from authors such as Marcos P. Natali, Zygmunt Bauman, Svetlana Boym, Ivone Gebara, Gilles Lipovestky and Jean Serroy. In the second place, we center on the correlation between nostalgia and the construction of meanings, with the goal of starting reflections on Cine Passeio as an urban-contextual language inscribed in the city. We consider semiosis relationships connecting the sensitive and intelligible dimensions, implied in the adoption of the Curitiba’s cultural past in the temporality of the present, establishing a Generative Process of Meaning. Therefore, we chose to employ different theoretical-methodological referentials from diverse semiotic theories, in the search of possible interrelationships with these authors: Lucrecia D’Alessio Ferrara, A. J. Greimas, Joseph Courtés, José Luiz Fiorin and Denis Bertrand. In conclusion, the third part encompasses an analysis regarding the nostalgic aesthetic experience in Cine Passeio, perceiving as its historical context, by means of a documentary research, about Curitiba and its movie theaters throughout the 20th and 21st centuries, as its constructive elements of meaning based on the sensitive interactions with this place. For that purpose, we embraced the theoretical framework from the Sociosemiotics by Eric Landowski–which is an expanded theory from the greimasian Discursive Semiotics. We endeavor to examine and identify potentialities related to sensitive trajectories of meaning, which involves interactions between the subjects and Cine Passeio, using the interactional regimes of programming, manipulation, adjustment and accident. Hence, this semiotic analysis is in the core of possible interconnections between the processes of reading and apprehension of such discourses susceptible to be experienced in the surroundings of Cine Passeio.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26538
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
esteticanostalgiacinepasseio.pdf5,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons