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Título: Envolvimento dos acadêmicos no ecossistema universitário empreendedor em uma universidade tecnológica
Título(s) alternativo(s): Involvement of academics in the university entrepreneurial ecosystem in a technological university
Autor(es): Barboza, Claudia Marli Oliveira
Orientador(es): Meza, Maria Lucia Figueiredo Gomes de
Palavras-chave: Universidades e faculdades públicas
Empreendedores
Empreendedorismo
Ecossistemas - Educação (Superior)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Public universities and colleges
Entrepreneurs
Entrepreneurship
Biotic communities - Education (Higher)
Data do documento: 19-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BARBOZA, Claudia Marli Oliveira. Envolvimento dos acadêmicos no ecossistema universitário empreendedor em uma universidade tecnológica. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: O debate sobre o empreendedorismo nas universidades é recorrente e tornou-se mais intenso nas últimas duas décadas. Ensino, pesquisa, empreendedorismo e extensão, para alguns pesquisadores, têm constituído as principais missões das universidades. A universidade tem papel central no ecossistema empreendedor por ser a principal ofertante de conhecimentos científico e tecnológico, como também de formação de profissionais. O debate sobre transferência de tecnologia entre universidades e sistema produtivo não é recente, mas ainda é relevante, porque os mecanismos de transferência dependem do ecossistema empreendedor e, particularmente, do ecossistema universitário empreendedor. Pesquisas internacionais recentes (LAHIKAINEN et al., 2018) mostram que envolver os acadêmicos nos processos empreendedores não é automático, pois a presença de políticas e estruturas organizacionais não é suficiente para que promova o empreendedorismo acadêmico. A partir desta problemática, este estudo objetiva analisar como os acadêmicos se envolvem no ecossistema universitário empreendedor de uma universidade tecnológica. Para tanto, fundamentou-se nos conceitos sobre universidade empreendedora, ecossistema universitário empreendedor e empreendedorismo acadêmico. O objeto de estudo é o Ecossistema Universitário Empreendedor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza qualitativa e quantitativa, caracterizada pelo uso de objetivos descritivos e analíticos, cujos procedimentos técnicos utilizados foram as pesquisas: bibliográfica, documental e de campo. Como técnica de coleta de dados, utilizou-se: análise documental, questionário semiestruturado e análise estatística descritiva básica para o tratamento dos dados. Os principais resultados mostram que o ecossistema universitário empreendedor da UTFPR é formalizado por meio de políticas e programas institucionais, além de documentos instrucionais. Possui equipe dedicada para apoiar as atividades que promovam o empreendedorismo e a inovação. No entanto, a cultura empreendedora ainda precisa ser efetivada. A maioria dos acadêmicos não conhece os valores e as políticas institucionais. Grande parte dos discentes deseja empreender, porém, eles não foram motivados nem capacitados pela UTFPR e avaliam que os cursos são orientados para formação de profissionais que serão empregados. Já para a maioria dos docentes, as políticas institucionais são conhecidas, mas eles dão preferência às atividades de ensino e pesquisa, à extensão, relacionada ao empreendedorismo, e à transferência de tecnologia. Por fim, os principais desafios apontados pelos acadêmicos para o maior envolvimento no ecossistema universitário empreendedor são o acesso aos recursos financeiros para empreender e estabelecimento de parcerias, além do desafio de identificar estratégias para motivar os discentes a se envolverem com o empreendedorismo.
Abstract: The debate about entrepreneurship in universities is recurrent and has become more intense in the last two decades. Teaching, research, entrepreneurship and extension, for some researchers, have constituted the main missions of universities. The university plays a central role in the entrepreneurial ecosystem as it is the main provider of scientific and technological knowledge, as well as professional training. The debate on technology transfer between universities and the productive system is not recent, but it is still relevant, because the transfer mechanisms depend on the entrepreneurial ecosystem and, particularly, on the entrepreneurial university ecosystem. Recent international surveys (LAHIKAINEN et al., 2018) show that involving academics in entrepreneurial processes is not automatic, as the presence of policies and organizational structures are not enough to promote academic entrepreneurship. Based on this issue, this study aims to analyze how academics are involved in the entrepreneurial university ecosystem of a technological university. Therefore, it was based on the concepts of entrepreneurial university, entrepreneurial university ecosystem and academic entrepreneurship. The object of study is the Entrepreneurial University Ecosystem of the Federal Technological University of Paraná – UTFPR. Methodologically, this research is qualitative and quantitative in nature, characterized by the use of descriptive and analytical objectives, whose technical procedures used were: bibliographic, documental and field research. As data collection technique, we used: document analysis, semi-structured questionnaire and basic descriptive statistical analysis for data processing. The main results show that UTFPR’s entrepreneurial university ecosystem is formalized through institutional policies and programs, in addition to instructional documents. It has a dedicated team to support activities that promote entrepreneurship and innovation. However, the entrepreneurial culture still needs to be put into effect. Most academics are unfamiliar with institutional values and policies. Most of the students want to undertake, however, they were not motivated or trained by UTFPR and believe that the courses are oriented towards training professionals who will be employed. For most professors, institutional policies are known, but they prefer teaching and research activities, extension, related to entrepreneurship, and technology transfer. Finally, the main challenges pointed out by academics for greater involvement in the entrepreneurial university ecosystem are access to financial resources to undertake and establishing partnerships, in addition to the challenge of identifying strategies to motivate students to get involved in entrepreneurship.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26531
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Administração

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