Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26448
Título: Proposta de implantação do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle em uma planta industrial de alimentos congelados
Título(s) alternativo(s): Proposal for the implementation of the Hazard Analysis and Critical Control Points in an industrial frozen food plant
Autor(es): Malvezi, Ludmila Fernanda Pagnan
Orientador(es): Baroneza, Andréa Maria
Palavras-chave: Alimentos - Indústria
Alimentos congelados
Controle de qualidade
Segurança alimentar
Food industry and trade
Frozen foods
Quality control
Food security
Data do documento: 11-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MALVEZI, Ludmila Fernanda Pagnan. Proposta de implantação do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle em uma planta industrial de alimentos congelados. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: A qualidade dos produtos alimentícios é um dos pontos mais relevantes em todos os segmentos de uma indústria, e a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle é uma ferramenta que trata a segurança dos alimentos através da análise e controle dos perigos. Este trabalho teve como objetivo criar um manual para implantação do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) a fim de garantir a confiança dos alimentos produzidos. Para tal, foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa, do tipo descritiva, realizada a partir de um estudo de caso, tendo por base a pesquisa bibliográfica onde os dados coletados foram secundários. Neste trabalho foi possível desenvolver uma proposta de implantação do sistema APPCC eficaz, foi realizado uma lista categorizada para que a mesma pudesse facilitar o estudo e a organização no momento de desenvolvimento da proposta, de tal modo que a indústria de alimentos congelados estudada se interessou em executar a proposta de implantação e assim garantindo uma produção ainda mais segura e confiável.
Abstract: The quality of food products is one of the most relevant points in all segments of an industry, and Hazard Analysis and Critical Control Points is a tool that addresses food safety through hazard analysis and control. This work aimed to creat a manual for the implementation of the Hazard Analysis and Critical Control Points (HACCP) system in order to guarantee the reliability of the food produced. For this, a qualitative methodological approach was used, of the descriptive type, carried out from a case study, based on the bibliographic research where the collected data were secondary. In this work it was possible to develop a proposal for the implementation of a effective HACCP system, a categorized list was made so that it could facilitate the study and organization at the time of proposal development, in such a way that the frozen food industry studied was interested in executing the implantation proposal and thus guaranteeing an even safer and more reliable production.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26448
Aparece nas coleções:LD - Tecnologia em Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
propostasistemapontoscriticos.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons