Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26387
Título: Fatores de decisão na compra de máquinas de construção
Autor(es): Specht, Geovânia Cristiane
Orientador(es): Sousa, Paulo Daniel Batista de
Palavras-chave: Processo decisório
Compras
Construção civil - Equipamento e acessórios
Decision making
Shopping
Building - Equipment and supplies
Data do documento: 29-Mai-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SPECHT, Geovânia Cristiane. Fatores de decisão na compra de máquinas de construção. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização MBA em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar o comportamento dos consumidores no processo de decisão de compra de máquinas de construção, quais são os atributos ou benefícios que são considerados. Foi realizado estudo de caso através de pesquisa junto a 488 clientes que durante o período de 10 meses a empresa participou das negociações de compras e os clientes optaram de pela compra da concorrência. Os clientes foram questionados em relação aos critérios utilizados na decisão de compra, as respostas foram classificadas dentre os seguintes motivos: disponibilidade, financiamento, preço, preferência pela marca, produto, suporte técnico e trade-in. Foi identificado através do estudo de caso que o fator decisivo de compra neste período foi o preço, seguido pela preferência da marca, produto e suporte do distribuidor. Quando analisado por segmento de atuação o estudo apontou que o fator decisivo na compra é diferente, no segmento de construção o principal fator de decisão de compra foi preferência pela marca. O resultado deste estudo mostra a importância de buscar as informações junto aos clientes, para assim entender o mercado e o que os clientes consideram importantes na compra dos equipamentos.
Abstract: This work aimed to identify the behavior of consumers in the construction machinery purchase decision process, which are the attributes or benefits that are considered. A case study was carried out through a survey of 488 customers who, during the 10-month period, the company participated in the purchase negotiations and the customers opted to purchase from the competition. Customers were asked about the criteria used in the purchase decision, the responses were classified among the following reasons: availability, financing, price, preference for the brand, product, technical support and trade-in. It was identified through the case study that the decisive factor of purchase in this period was the price, followed by the preference of the brand, product and distributor support. When analyzed by segment of activity, the study pointed out that the decisive factor in the purchase is different, in the construction segment the main factor of purchase decision was preference for the brand. The result of this study shows the importance of seeking information from customers, in order to understand the market and what customers consider important when purchasing equipment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26387
Aparece nas coleções:CT - Gestão Empresarial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_MBAGE_XVIII_2018_ 09.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
269,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.