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Título: Melhoria de processos logísticos ferroviários: integração e automatização
Título(s) alternativo(s): Improvement of railway logistics processes: integration and automation
Autor(es): Maia, William Alves
Orientador(es): Borsato, Milton
Palavras-chave: Ferrovias
Logística
Indústria 4.0
Automação
Transporte ferroviário de carga
Railroads
Logistics
Industry 4.0
Automation
Railroads - Freight
Data do documento: 28-Set-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MAIA, William Alves. Melhoria de processos logísticos ferroviários: integração e automatização. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: A melhoria de desempenho dos sistemas de transportes ferroviários de cargas (STFC) vem demandando diversas iniciativas, sendo o foco atual, a transferência da realização das tarefas manuais, para equipamentos e centros de controle, conforme os fundamentos da indústria 4.0, embasados na “automatização” dos processos. Entretanto, as máquinas demandam um sistema perfeito e estável, pois a automatização não corrige erros durante a execução das atividades; ela precisa acontecer previamente, corrigindo inconsistências nos fluxos operativos e ajustando a sua integração para que as metas sejam atingidas. Entretanto, pouco tem se discutido quanto a melhoria previa ao processo de automatização em STFC. Sendo assim, esse projeto apresenta uma proposta de correção e melhoria na integração de um processo logístico ferroviário, incluindo a sua automatização através da implantação de sistemas ciber físicos e internet das coisas. Essa correção, melhoria e modernização se concentra nos principais processos, focando o fluxo de informação dos principais agentes desta estrutura. Para isso, será empregado neste estudo o MMFII (Método de melhoria de fluxo de informação e integração), incluindo, também a ferramenta Bizagi Process Modeler, entrevistas e questionários. O trabalho mostra a aplicação do método em um campo real, detalhando a estratégia de aplicação, a implantação dos recursos propostos e os resultados quantitativos e qualitativos com a melhoria e após a automatização do processo. Após a aplicação, foi possível corrigir o fluxo de informação entre as tarefas executadas no setor de planejamento e operação inseridas no processo de entrega ferroviária de cargas, reduzindo o tempo de entrega de 191,5 horas para 135,5 horas. Além disto, automatizou-se as atividades de recebimento de cargas no terminal de origem e o compartilhamento de informações de estoque, tornando o sistema mais eficiente.
Abstract: The improvement in the performance of rail freight transport systems (STFC) has been demanding several initiatives, with the current focus being the transfer of the performance of manual tasks, to equipment and control centers, according to the fundamentals of industry 4.0, based on “automation” of the processes. However, machines demand a perfect and stable system, as automation does not correct errors during the execution of activities; it needs to happen beforehand, correcting inconsistencies in operational flows and adjusting its integration só that goals are achieved. However, little has been discussed about the improvement prior to the automation process in STFC. Therefore, this project presents a proposal for correction and improvement in the integration of a railway logistics process, including its automation through the implementation of cyber-physical systems and the internet of things. This correction, improvement and modernization focuses on the main processes, focusing on the information flow of the main agents of this structure. For this, the MMFII (Method for improving information flow and integration) will be used in this study, also including the Bizagi Process Modeler tool, interviews and questionnaires. The work shows the application of the method in a real field, detailing the application strategy, the implementation of the proposed resources and the quantitative and qualitative results with the improvement and after the automation of the process. After the application, it was possible to correct the information flow between the tasks performed in the planning and operation sector included in the freight rail delivery process, reducing the delivery time from 191.5 hours to 135.5 hours. In addition, cargo receiving activities at the origin terminal and the sharing of stock information were automated, making the system more efficient.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26379
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais

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