Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26368
Título: Princípios básicos de concepção arquitetônica e tecnologia BIM para o desenvolvimento de projetos e fabricação digital de edificações em madeira
Autor(es): Yamamoto, Isuru
Orientador(es): Laroca, Christine
Palavras-chave: Arquitetura - Projetos e plantas
Modelagem da Informação da Construção
Construção de madeira
Architecture - Designs and plans
Building information modeling
Building, Wooden
Data do documento: 5-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: YAMAMOTO, Isuru. Princípios básicos de concepção arquitetônica e tecnologia BIM para o desenvolvimento de projetos e fabricação digital de edificações em madeira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIM) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: No início da década de 1980, surgiu o método de abordagem que foi descrito nos Estados Unidos como building product models (modelos de produto da construção) e na Europa, especialmente na Finlândia, como product information models (modelos de informação do produto). Com a tecnologia BIM é possível criar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos de construção. O objetivo deste trabalho é apresentar os princípios da concepção arquitetônica em madeira e as principais ferramentas BIM para a execução de projetos e fabricação de componentes de edifícios. Como resultado concluiu-se que apesar de todas as ferramentas digitais disponíveis a concepção e o desenvolvimento de bons projetos arquitetônicos e construtivos ainda passa pela capacidade de compreensão de internalização de conceitos e princípios elementares de ciência e tecnologia da madeira e das formas de corretas de utilização da madeira por parte de profissionais da arquitetura e engenharia.
Abstract: : In the early 1980s, emerged a method of approach that was described in the United States as building product models (BIM) and in Europe, especially in Finland, as product information models. With BIM technology it is possible to digitally create virtual construction models. The goal of this work is to present the principles of wood architectural design and BIM tools for the design and manufacture components of buildings. As result, it was concluded that despite all the available digital tools, the design and development of good projects and constructions still involve the ability of architects and engineers.to understand basics concepts of wood science and technology and the correct form of using wood.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26368
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Digital e Tecnologia BIM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TECBIM_I_2019_09.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-30
418,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.