Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26183
Título: Desenvolvimento de prótese de membro superior controlada por sinais mioelétricos
Título(s) alternativo(s): Development of upper limb prosthesis controlled by mioelectric signals
Autor(es): Santos, Leonardo Teixeira dos
Orientador(es): Pichorim, Sérgio Francisco
Palavras-chave: Eletromiografia
Braços
Prótese
Impressão tridimensional
Electromyography
Arm
Prosthesis
Three-dimensional printing
Data do documento: 21-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Leonardo Teixeira dos. Desenvolvimento de prótese de membro superior controlada por sinais mioelétricos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Viver com uma deficiência física é um grande desafio, mas cada vez mais tecnologias inclusivas são desenvolvidas para facilitar a inclusão dessas pessoas. Este trabalho busca auxiliar pessoas que tiveram um de seus braços amputados, perdendo parte do antebraço e a mão. O projeto visa o desenvolvimento de uma prótese articulada, controlada por sinais mioelétricos retirados de um dos músculos do antebraço, com o menor custo possível. Um protótipo foi desenvolvido como prova de conceito, e vários testes foram realizados para determinar as limitações da utilização de um único canal para a aquisição do sinal mioelétrico. Como resultado, obteve-se um protótipo funcional simples, que comprova a possibilidade da utilização de técnicas de impressão 3D para a construção de próteses e de seu controle por sinais mioelétricos. Procura-se discutir a viabilidade de utilizar materiais e técnicas de baixo custo para disponibilizar próteses a preços mais acessíveis, de modo a beneficiar mais pessoas que necessitam dessas tecnologias para sua inclusão na sociedade.
Abstract: Living with a disability is a big challenge, however inclusive tecnologies are increasingly being developed to assist on the inclusion of these people. This paper seeks to help those who had a limb amputated, losing part of the forearm and the hand. This project aims to develop an articulated prosthetic arm, with hand movement controlled by mioelectric signals from a muscle of the forearm, and as low cost as possible. A prototype was built as a proof of concept, and various tests were conducted in order to determine the limitations of using a single channel for acquiring the mioelectric signal. As a result, a simple functional prototype was obtained, ensuring it is possible to use 3D printing techniques for the development of prosthesis and to control it using mioelectric signals. The viability of utilising low cost materials and techniques to develop more accessible prosthetics was discussed, só that more people who need this devices for their inclusion can be benefited.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26183
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAELN_2019_2_04.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
22,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.