Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26149
Título: Museu da Fotografia Cidade de Curitiba - PR (MFCC): o processo de produção, circulação e consumo do acervo (1996-2020)
Título(s) alternativo(s): Museum of Photography of the City of Curitiba - PR (MFCC): the process of production, circulation and consumption of the collection (1996-2020)
Autor(es): Grabowski, Ariadne Fernanda de Souza
Orientador(es): Correa, Ronaldo de Oliveira
Palavras-chave: Museus e fotografia - Curitiba (PR)
Fotografia - Exposição
Imagens fotográficas
Cultura material
Museus - Administração da coleção
Azevedo, Orlando, 1949-
Museums and photography - Curitiba (PR)
Photography - Exposure
Images, Photografic
Material culture
Data do documento: 2-Jul-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GRABOWSKI, Ariadne Fernanda de Souza. Museu da Fotografia Cidade de Curitiba - PR (MFCC): o processo de produção, circulação e consumo do acervo (1996-2020). 2021. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Esta pesquisa é sobre o processo produção, circulação e consumo do acervo do Museu de Fotografia Cidade de Curitiba – PR entre 1996 a 2020. A partir do cruzamento de documentos e referencial teórico, minha intenção foi descrever estratégias de formação do acervo, organização de exposições e atividades fotográficas, publicação e edição de catálogos e acionamento de imagens. Para tanto, mapeei um circuito constituído por pessoas, espaços, eventos e materialidades; descrevendo e analisando modos como, por meio do museu, construiu sentidos sobre a fotografia. Nesse trajeto, encontrei em acervos públicos, uma variada tipologia de documentos com pistas sobre atividades vinculadas ao museu. Argumento que, para entender tais práticas, é preciso reconhecer que as fotografias, enquanto artefatos, se movimentam e circulam pelo mundo, são organizadas, apropriadas, produzem relações e dão sentido à vida social. A partir desse entendimento, no qual as noções de cultura material e cultura visual são pertinentes, é possível refletir não apenas sobre os sentidos que as fotografias acionam, mas também sobre as imagens, dimensão importante para o reconhecimento da multiplicidade do campo da fotografia nacional e, principalmente, curitibana.
Abstract: This research is about the production, circulation, and consumption process of the collection of the Museum of Photography of the City of Curitiba – PR between 1996 and 2020. By crossing documents and theoretical frameworks, my intention was to describe collection formation strategies, organization of exhibitions and photographic activities, publishing and editing catalogs and triggering images. Therefore, I mapped a circuit made up of people, spaces, events and materialities, describing and analyzing ways these, through the museum, constituted meanings about photography. Along this path, I found in public collections, a varied typology of documents with fragments and clues about activities related to the museum. I argue that to understand such practices, it is necessary to recognize that photographs, as artifacts, move and circulate around the world, are organized, appropriate, produce relationships and give meaning to social life. Based on this understanding, in which the notions of material culture and visual culture are pertinent, it is possible to reflect not only on the meanings that photographs trigger, but also on images, an important dimension for the recognition of the multiplicity of the field of national photography and, mainly, of the Curitiba city photography field.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26149
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
museufotografiacuritibaacervo.pdf14,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons