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Título: Entre passos, traços e pinceladas: articulações de Margaret Mee com os cânones da ilustração botânica
Título(s) alternativo(s): Between steps, strokes and brushstrokes: articulations of Margaret Mee with the canons of botanical illustration
Autor(es): Guerino, Lydia Varela
Orientador(es): Silveira, Luciana Martha
Palavras-chave: Mee, Margaret, 1909 -1988
Arte - Temas, motivos
Ilustrações botânicas
Tecnologia
Art - Themes, motives
Botanical illustration
Tecnology
Data do documento: 21-Jun-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GUERINO, Lydia Varela. Entre passos, traços e pinceladas: articulações de Margaret Mee com os cânones da ilustração botânica. 2021. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Margaret Mee foi uma artista inglesa que pintou a flora brasileira em sua arte botânica. Suas obras e trajetória foram pesquisadas e analisadas pelas perspectivas da história da arte, da biologia e da divulgação botânica. O objetivo deste trabalho é, dentro do contexto de ciência, tecnologia e sociedade identificar e evidenciar fissuras, contradições e mesmo continuidades, que são resultados da negociação da artista com os cânones e técnicas da ilustração botânica, área onde trabalhou e materializou sua obra. Para desenvolver este objetivo, nos utilizaremos primeiramente de uma metodologia de pesquisa bibliográfica e pictórica, juntamente com uma metodologia específica para a análise das imagens. O primeiro capítulo trará a identificação e contextualização de cinco principais categorias canônicas para a ilustração botânica; além da problematização através dos códigos sócio-técnicos os quais envolvem os processos artísticos e seus entornos histórico-culturais. No segundo capítulo traremos a vida e obra, de Margaret Mee, narrando sua trajetória. Ainda neste capítulo, identificaremos as fissuras e também, de forma contraditória, continuidades a partir de cânones e códigos técnicos. O terceiro capítulo trará a evidência das fissuras, contradições e continuidades materializadas em duas de suas obras, dois espécimes. A metodologia de análise utilizada para essa evidência e discussão será: a identificação das categorias canônicas da ilustração botânica, seguida da leitura sócio-técnica em cada uma das obras escolhidas. Através da análise dessas obras, busca-se explicitar a negociação da artista entre sua postura política e os cânones que aprendeu na vivência como ilustradora botânica. Por meio da identificação dos desvios da artista aos cânones será possível perceber vozes que vão para além da imagem representada, mas nos (re) educam o modo de olhar sócio-técnico sobre os espécimes e a natureza — em especial a Amazônia.
Abstract: Margaret Mee was an English artist who painted Brazilian flora in her expression of botanical art. Her works and trajectory were researched and analyzed from the perspectives of art history, biology and botanical dissemination. The objective of this work is, within the context of science, technology and society, to identify and highlight cracks, contradictions and even continuities, which are the result of the artist’s negotiation with the canons and techniques of botanical illustration, the area where she worked and materialized her work. To reach this objective, we will first use a bibliographic and pictorial research methodology, together with a specific methodology for the analysis of images. Chapter 1 will identify and contextualize five main canonical categories for botanical illustration and; in addition the problematization through sociotechnical codes which involve artistic processes and their historical-cultural surroundings. In chapter 2 we will discuss Margaret Mee’s life and work, narrating her trajectory. Still in this chapter, we will identify the cracks and also, in a contradictory way, continuities based on canons and technical codes. Chapter 3 will show evidence of the cracks, contradictions and continuities materialized in two of her works. The analysis methodology used for this evidence and discussion will be: the identification of the canonical categories of botanical illustration, followed by the sócio-technical reading in each of the chosen works. Through the analysis of these works, we seek to make explicit the artist’s negotiation between her political stance and the canons she learned in her experience as a Botanical Illustrator. Through the identification of the artist’s deviations from the canons, it will be possible to perceive voices that go beyond the represented image, that (re) educate us in the way of sócio-technical look at specimens and nature – especially from the Amazon Region.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26147
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