Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRufino, Bruna Alves-
dc.date.accessioned2021-09-30T14:33:34Z-
dc.date.available2021-09-30T14:33:34Z-
dc.date.issued2021-08-06-
dc.identifier.citationRUFINO, Bruna Alves. Team-based learning como estratégia colaborativa no ensino de química para jovens e adultos. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26081-
dc.descriptionAcompanha: Lab mão na massa: experimentando a química; Pães: reaproveitamento com cascas de frutas; Química, a ciência na cozinha: team-based learning.pt_BR
dc.description.abstractWhen it comes to the disciplines of exact sciences and the abstract nature of chemistry, along with other difficulties in learning content (for example, the mathematical nature) it is among the most feared by students. Chemistry is taught by the traditional didactic model, which no longer meets the student's cognitive learning needs, this teaching requires a transformation in the study approach so that the mastery of essential content is truly learned and not memorized. Thus, this research aims to present an educational product using experimentation in teaching chemistry in the form of Youth and Adults, from the collaborative teaching of the Team-Based Learning (TBL) method. The theoretical foundations that guided the research were based on the active teaching and learning methodology TBL, using its steps in favor of the time of content exposure for the practice itself, from the perspective of the authors Michaelsen, Knight and Fink (2004), Michaelsen and Sweet (2011) and Parmelee and Sibley (2008), the methodological procedure of Design Thinking that results in the proposition of their educational products from a reflection and elaboration by the following phases: Empathy, Analysis, Ideation, Prototyping and Evaluation, by the authors Plattner, Meinel and Leifer (2011) and the descriptive analysis of the book “What Einstein said to his cook I” by Robert Wolke (2003), as a source of research and inspiration for the chosen theme. There were several possibilities of working with basic contents united simultaneously in this approach, reinforcing the concept that they are not separated by "boxes", their diversities consist in significantly deepening common day-to-day issues. When using educational products as an aid to the strategy in teaching chemistry, it instigates the student's curiosity in learning the essential contents, and brings methodological innovation in the perspective of teaching chemistry. The kitchen environment invites experimentation, shows the relationship between science and the student's life, being a way to contextualize concepts and applications per se, completely changing the time and focus of the face-to-face classes with real issues of importance for the formation of the student. human being living in society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectAprendizagem em equipe na educaçãopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTeam learning approach in educationpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.titleTeam-based learning como estratégia colaborativa no ensino de química para jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeTeam-based learning as a collaborative strategy in teaching chemistry to youth and adultspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoQuando se trata das disciplinas de ciências exatas e da natureza abstrata da Química, juntamente com outras dificuldades de aprendizagem de conteúdo (por exemplo, a natureza matemática), ela está entre as mais temidas pelos alunos. A Química é ensinada pelo modelo didático tradicional, o que não atende mais às necessidades de aprendizagem cognitiva do aluno. Este ensino requer uma transformação na abordagem de estudo para que o domínio do conteúdo essencial seja verdadeiramente aprendido e não decorado. Deste modo, esta pesquisa tem por objetivo apresentar um produto educacional que utiliza a experimentação no ensino de Química na modalidade de Jovens e Adultos, a partir do ensino colaborativo do método Team-Based Learning (TBL). Os fundamentos teóricos que nortearam a pesquisa se basearam na metodologia ativa de ensino e aprendizagem TBL, usando suas etapas a favor do tempo da exposição de conteúdo para a prática propriamente dita pela ótica dos autores Michaelsen, Knight e Fink (2004), Michaelsen e Sweet (2011), e Parmelee e Sibley (2008); o procedimento metodológico do Design Thinking, que resulta na proposição de seus produtos educacionais a partir de uma reflexão e elaboração pelas seguintes fases: Empatia, Análise, Ideação, Prototipação e Avaliação, pelos autores Plattner, Meinel e Leifer (2011), e a análise descritiva do livro O que Einstein disse a seu cozinheiro I, de Robert Wolke (2003), como fonte de pesquisa e inspiração para a temática escolhida. Várias foram as possiblidades de trabalhar os conteúdos básicos unidos simultaneamente nesta abordagem, reforçando o conceito de que eles não são separados por “caixas”, suas diversidades consistem em aprofundar questões comuns do dia a dia de forma significativa. A utilização de produtos educacionais como auxílio à estratégia no ensino de Química, instiga a curiosidade do aluno em aprender os conteúdos essenciais, e traz a inovação metodológica na perspectiva do ensino de Química. O ambiente de uma cozinha convida o aluno à experimentação, mostrando a relação da ciência com a sua vida, sendo uma forma de contextualizar conceitos e aplicações propriamente ditas, mudando completamente o tempo e o foco das aulas presenciais com questões reais de importância para a formação do ser humano que vive em sociedade.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3001-0109pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8572803361906640pt_BR
dc.contributor.advisor1Camargo Filho, Paulo Sérgio de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2407-4878pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861766195446524pt_BR
dc.contributor.referee1Camargo Filho, Paulo Sérgio de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2407-4878pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861766195446524pt_BR
dc.contributor.referee2Rivelini, Angelica Cristina-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-1050-8003pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3622391715613904pt_BR
dc.contributor.referee3Barros, Marcelo Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8492073994763872pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
teambasedlearning.pdf11,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
teambasedlearning_produto_1.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
teambasedlearning_produto_2.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
teambasedlearning_produto_3.pdf7,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons