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Título: Estudo de cado de manutenção preventiva no sistema de freios em uma empresa logística de transporte rodoviário de cargas
Título(s) alternativo(s): Case study of preventive maintenance in the brake system in a logistics company for the transportation of road loads
Autor(es): Amorim, Maikon Moura
Orientador(es): Cancian, Pericles Secco
Palavras-chave: Freios
Logística
Transporte rodoviário de carga
Veículos a motor - Manutenção e reparos
Brakes
Logistics
Trucking
Motor vehicles - Maintenance and repair
Data do documento: 10-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: AMORIM, Maikon Moura. Estudo de cado de manutenção preventiva no sistema de freios em uma empresa logística de transporte rodoviário de cargas. 2021.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: A organização da manutenção é o primeiro passo para uma estruturação sólida do setor. Com processos e códigos bem definidos, as falhas se evidenciam e podem ser estudadas, para que sejam tomadas as medidas necessárias para atingir a máxima eficiência da frota. Informações de trocas de componentes mecânicos, junto à quilometragem, são extremamente necessárias para geração de indicadores de desempenho e previsibilidade de vida útil dos componentes. Considerando essa importância, o presente trabalho tem como objetivo aumentar a disponibilidade da frota rodoviária. Para isso deve-se estruturar um tagueamento das frotas a fim de identificar com precisão componentes e peças, estruturar a coleta de dados com confiabilidade, treinar os colaboradores envolvidos no lançamento dessas informações, coletar os dados e criar um banco de dados, montar um plano de troca preventivo de lonas de freio, realizar um teste com algumas frotas definidas e por fim, realizar uma análise dos indicadores de manutenção. Com isso, o indicador de disponibilidade aumentou em 5,5% em média, o TMEF aumentou em 73% em média e como previsto o TMR aumentou em 2,3 horas, sendo que o custo entre as metodologias mostrou pouca alteração.
Abstract: The maintenance organization is the first step towards a solid structuring of the sector. With well-defined processes and codes, the flaws are evident and can be studied so that the necessary measures are taken to achieve maximum fleet efficiency. Information on the replacement of mechanical components, along with mileage, is extremely necessary for the generation of performance indicators and predictability of component life. Considering this importance, this work aims to increase the availability of the road fleet. For this, it is necessary to structure a fleet tagging in order to accurately identify components and parts, structure the data collection with reliability, train the employees involved in the release of this information, collect the data and create a database, assemble a plan preventive replacement of brake linings, carry out a test with some defined fleets and finally, perform an analysis of maintenance indicators. As a result, the availabity indicator increased by 5,5% on average, the TMEF increased by 73% on average and, as predicted, the TMR increased by 2,3 hours, with the usual among the changed methodologies being changed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25998
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