Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRossato, Bianca Susanna Peters-
dc.date.accessioned2021-09-10T16:48:00Z-
dc.date.available2021-09-10T16:48:00Z-
dc.date.issued2021-03-12-
dc.identifier.citationROSSATO, Bianca Susanna Peters. A utilização de cladogramas para o ensino de sistemática filogenética no ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25973-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Caderno pedagógico - Discutindo evolução: utilização de cladogramas para o ensino de sistemática filogenética no ensino médiopt_BR
dc.description.abstractIn Teaching Biology, the content of Biological Evolution has constantly been the subject of discussion in various teaching spaces, both for what it represents and for the difficulty of addressing it in the classroom. For a number of reasons, it is necessary to elucidate such a significant and key content for the advancement and understanding of the concept of life. In addition, it is currently known that Evolution should be the central axis of Biology in all contents and approaches, in order to understand the diversity of beings and among beings of a species. In this work, we tried to introduce and explain Evolution to students in an intentional way, through activities using cladograms to teach Phylogenetic Systematics, which provided an understanding of the evolutionary process of living beings. We chose to use cladograms because these diagrams show the relationships of ancestry and phylogenetic diversity among beings. The work is characterized as an exploratory and applied, interpretative research with a qualitative approach. It contains a correlation between the characteristics of Classical Taxonomy and Phylogenetic Systematics, an explanation about cladograms, a survey in the Official Documents about the importance of Evolution being the axis in the Teaching of Biology, and the development of activities with the use of cladograms. The research was developed with a third grade class of high school students from a public high school in the interior of Paraná. The application consisted of five activities: a survey of the students' previous knowledge, activities with the use of cladograms, a dialogical exposition of the content Biological Evolution through Phylogenetic Systematics with the use of cladograms, activities with interpretation and construction of cladograms by the students. The results obtained showed that the students had a superficial and mistaken knowledge about the subject, confused Evolution with improvement, enhancement, adaptations directed by the environment, and few knew the cladograms. During the application of the activities, through their comments and the aptitude they demonstrated during the final activity, the progress and the capacity developed by them could be seen, demonstrating the progress in relation to the content and the effectiveness and relevance of the approach used.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEvolução (Biologia)pt_BR
dc.subjectFilogeniapt_BR
dc.subjectAnálise cladísticapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEvolution (Biology)pt_BR
dc.subjectPhylogenypt_BR
dc.subjectCladistic analysispt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectBiology - Study and teachingpt_BR
dc.titleA utilização de cladogramas para o ensino de sistemática filogenética no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe use of cladograms for the teaching of phylogenetic systematics in high schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNo Ensino de Biologia, o conteúdo Evolução Biológica constantemente tem sido objeto de discussões, nos mais diversos espaços letivos, tanto pelo que representa como pela dificuldade em abordar o mesmo em sala de aula. Por uma série de motivos, se faz necessário elucidar um conteúdo tão significativo e chave para o avanço e entendimento do conceito vida. Além disso, atualmente se sabe que Evolução deve ser o eixo central da Biologia em todos os conteúdos e abordagens, para se entender a diversidade dos seres e entre os seres de uma espécie. Neste trabalho, procurou-se adentrar e explicar Evolução aos estudantes de uma forma intencional, por meio de atividades direcionadas com a utilização de cladogramas para o ensino da Sistemática Filogenética, os quais propiciaram a compreensão do processo evolutivo dos seres vivos. Optou-se pela utilização dos cladogramas por estes diagramas apresentarem as relações de ancestralidade e diversidade filogenética entre os seres. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa exploratória e aplicada, interpretativa com abordagem qualitativa. Contém uma correlação entre as características da Taxonomia Clássica e da Sistemática Filogenética, explicação sobre os cladogramas, um levantamento nos Documentos Oficiais da importância de a Evolução ser o eixo no Ensino da Biologia e o desenvolvimento das atividades com o uso dos cladogramas. A pesquisa foi desenvolvida junto a uma turma de 3º série de Ensino Médio, de um Colégio Público Estadual do interior do Paraná. A aplicação foi constituída de cinco atividades, levantamento dos conhecimentos prévios, atividades com a utilização dos cladogramas, exposição dialogada do conteúdo Evolução Biológica através da Sistemática Filogenética com a utilização de cladogramas, atividades com interpretação e construção de cladogramas pelos alunos. Os resultados obtidos mostraram que os alunos apresentavam um conhecimento superficial e equivocado sobre o assunto, confundiam Evolução com aperfeiçoamento, melhorias, adaptações direcionadas pelo meio e poucos conheciam os cladogramas. Durante a aplicação das atividades, pelos comentários ao longo das mesmas e pela aptidão que demonstraram na realização da atividade final, pode-se constatar o avanço e a capacidade desenvolvida pelos mesmos, demonstrando o progresso em relação ao conteúdo e a eficácia e relevância da abordagem empregada.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-5492-7536pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0878774758538155pt_BR
dc.contributor.advisor1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.contributor.referee1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.contributor.referee2Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8453-0751pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6914975623530073pt_BR
dc.contributor.referee3Lucas, Lucken Bueno-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2122-8672pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6908341698896083pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cladogramasistematicafilogenetica.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
cladogramasistematicafilogenetica_produto.pdf6,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons