Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25916
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias Filho, Paulo Jorge-
dc.date.accessioned2021-09-06T22:06:15Z-
dc.date.available2021-09-06T22:06:15Z-
dc.date.issued2021-04-16-
dc.identifier.citationDIAS FILHO, Paulo Jorge. Mobile learning como instrumento para o processo de ensino de estatística nos anos finais do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25916-
dc.descriptionAcompanha: Estatística divertida: aprender e brincar com a tela do seu celular.pt_BR
dc.description.abstractThe current generation has experienced a context in which technologies occupy a vast space in the social, academic and professional scope of human beings, regardless of age and class. Then, it is necessary to rethink the teaching action, and the role of the teacher in perder to bring these technological instruments closer to the student's daily school life, so that their inclusion in the classroom actually takes place, providing opportunities for the promotion of teaching with the use of Digital Educational Technologies (TEDs) to students. Considering this, the present work aims to investigate educational practices for teaching statistics in the final years of elementary school through the use of applications for mobile devices characterized by the Mobile Learning (M-Learning) method. The study is a descriptive quantitative/qualitative research divided into four central steps. Initially, a bibliographic survey of works in literature that seeks to highlight the importance of teaching statistics, the use of Digital Educational Technologies in teaching activities and the Mobile Learning teaching method was carried out. Studies and research were carried out with students from the three groups of 6th grade at public elementary school via Google Form on Accessibility to Digital Technologies and their experiences with remote learning. For the insertion of TEDs, statistical activities were applied through the online game platform Kahoot! using the Google Meet video communication service. As the final proposal of this research, an Educational Product was developed, being an application for smartphones called “Fun Statistics”, elaborated from the systematic mapping of the applications for mobile devices available for downloads from the search word “Statistics” on the Google Play Store, an online store directed to the Android operating system, in order to analyze existent tools that aim to assist in the teaching process of statistics for the final years of elementary school. From the developed practices, it was observed that those can help in the students' teaching process by facilitating the approach of concepts, content resumption and development of activities in a dynamic way, seeking to promote meaningful learning for students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectEstatística - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.subjectStatistics - Study and teachingpt_BR
dc.titleMobile learning como instrumento para o processo de ensino de estatística nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeMobile Learning as an instrument for the statistics teaching process in the final years of fundamental educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA geração atual tem vivenciado um contexto em que as tecnologias ocupam um vasto espaço no âmbito social, acadêmico e profissional do ser humano, independentemente de idade e classe. Desta forma, é preciso repensar na ação docente, sendo papel do professor aproximar tais instrumentos tecnológicos ao cotidiano escolar do aluno, para que de fato, aconteça a sua inserção em sala de aula, oportunizando assim, a promoção de um ensino com a utilização das Tecnologias Educacionais Digitais (TEDs) aos estudantes. Pensando nisso, este trabalho tem por objetivo investigar práticas educacionais para o ensino de estatística nos anos finais do ensino fundamental mediante a utilização de aplicativos para dispositivos móveis caracterizados pelo método Mobile Learning (M­Learning). O estudo trata­se de uma pesquisa quanti/qualitativa de cunho descritivo dividida em quanto etapas. Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico de obras na literatura que buscam evidenciar a importância do ensino de estatística, a utilização das Tecnologias Educacionais Digitais na ação docente e o método de ensino Mobile Learning (Aprendizagem Móvel). Foram desenvolvidos estudos e pesquisas com estudantes de três turmas de 6º ano do ensino fundamental da rede pública via Formulário Google sobre a Acessibilidade às Tecnologias Digitais e suas experiências com o ensino remoto. Para a inserção das TEDs, foram realizadas aplicações de atividades de estatística por meio da plataforma de jogo online Kahoot! utilizando o serviço de comunicação por vídeo Google Meet. Como proposta final desta pesquisa, foi desenvolvido um Produto Educacional sendo um aplicativo para smartphones denominado “Estatística Divertida”, elaborado a partir do mapeamento sistemático dos aplicativos para dispositivos móveis disponíveis para downloads a partir da palavra de busca “Estatística” na loja online Google Play Store direcionado ao sistema operacional Android, a fim de analisar as ferramentas já existentes que tenham como objetivo auxiliar no processo de ensino de estatística nos anos finais do ensino fundamental. A partir das práticas desenvolvidas, observou­-se que essas podem auxiliar no processo de ensino dos alunos ao facilitar as abordagens de conceitos, retomada de conteúdos e desenvolvimento de atividades de uma forma dinâmica, buscando promover um aprendizado significativo aos estudantes.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-0446-9386pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9929293772500574pt_BR
dc.contributor.advisor1Sturion, Leonardo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-6975-5343pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994134300926513pt_BR
dc.contributor.referee1Sturion, Leonardo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-6975-5343pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994134300926513pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Marcia Cristina dos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6199-0309pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8702637805691545pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.contributor.referee3IDhttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374015489865372pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mobilelearningensinoestatistica.pdf9,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
mobilelearningensinoestatistica_produto.pdf8,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons