Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25905
Título: Concepção do mapa de processo e procedimento operacional padrão de uma estação de tratamento de efluentes em um frigorífico de aves
Título(s) alternativo(s): Design of a process map and standard operating procedure of an effluent treatment plant in a poultry slaughterhouse
Autor(es): Nardino, Renan Lopes
Orientador(es): Pessa, Sérgio Luiz Ribas
Palavras-chave: Processos de fabricação
Controle de produção
Efluentes - Estações de tratamento
Manufacturing processes
Production control
Wastewater - Wastewater treatment
Data do documento: 26-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: NARDINO, Renan Lopes. Concepção do mapa de processo e procedimento operacional padrão de uma estação de tratamento de efluentes em um frigorífico de aves. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: As organizações estão cada vez mais buscando a eficácia de seus processos e controle sobre suas operações, seja para atendimento de requisitos dos seus clientes, para destacar-se entre as instituições concorrentes, bem como para estar de acordo com as condicionantes impostas pelos órgãos legais. Dentro desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo a concepção do Mapa de Processo e do Procedimento Operacional Padrão de uma Estação de Tratamento de Efluentes em um Frigorífico de Aves. Para realizar este estudo de caso, iniciou-se por uma revisão de literatura onde foi possível entender as características dos efluentes provenientes das indústrias frigorificas de aves, os tipos e etapas de tratamentos de efluentes e as técnicas de mapeamento e padronização de processos. Posteriormente, formou-se uma equipe multidisciplinar de colaboradores da empresa em estudo que trabalham de forma direta ou indireta com tratamento de efluentes com o objetivo de: identificar o processo existente na empresa frente ao que a literatura propõe, mapear todas as etapas e tarefas envolvidas no processo de tratamento de efluente, seus parâmetros de controle e seus produtos intermediários e finais. Após o mapeamento, a equipe trabalhou no desenvolvimento de um procedimento operacional padrão para as atividades que impactam de forma direta na entrega das especificações exigidas. Por fim, o estudo contribuiu para a determinação de um modus operandi único e compartilhado com todos os membros da equipe.
Abstract: Organizations are increasingly seeking the effectiveness of their processes and control over their operations, whether to meet their customers' requirements, to stand out from competing institutions, as well as to comply with the constraints imposed by public agencies. In this context, the present work aims to define the Standard Process and Operational Procedure Map of an Effluent Treatment Plant in a Poultry Slaughterhouse. Firstly, through a review of the literature was possible to understand the characteristics of effluents from poultry slaughterhouses, the types and stages of effluent treatments and the mapping and process standardization techniques. Subsequently, a multidisciplinary team of collaborators who work directly or indirectly with effluent treatment was formed in order to: identify the existing process in the company against what the literature proposes, map all the steps and tasks involved in the treatment process, its control parameters and its intermediate and final products. After, the team worked to develop a standard operating procedure for activities that directly impactin the delivery of the required specifications. Finally, the study contributed to the determination of a single and shared modus operandi with all team members.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25905
Aparece nas coleções:PB - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_ESEP_IV_2019_18.pdf764,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.