Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25904
Título: Aplicação do mapeamento do fluxo de valor no processo de resfriamento de carcaças de frangos
Título(s) alternativo(s): Value Stream Mapping (VSM) as a tool to improve the performance in a cooling system for poultry processing
Autor(es): Bertochi, Renan Gasperin
Orientador(es): Setti, Dalmarino
Palavras-chave: Produção enxuta
Controle de processo
Processos de fabricação
Análise de valor (Controle de custo)
Lean manufacturing
Process control
Manufacturing processes
Value analysis (Cost control)
Data do documento: 26-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BERTOCHI, Renan Gasperin. Aplicação do mapeamento do fluxo de valor no processo de resfriamento de carcaças de frangos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: A competitividade do setor do agronegócio tem sido utilizada como oportunidade para a busca de melhorias do processo produtivo, objetivando a maior produtividade. O processamento de frangos de corte, especificamente o seu resfriamento, possui muitas oportunidades de redução de desperdícios e lead-time bem como aumento de produtividade do processo. Este trabalho tem como objetivo avaliar o processo de refrigeração (Chillerde Resfriamento) da carcaça de frango de uma agroindústria utilizando o Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) para melhorar o desempenho do processo em relação a desperdícios e perdas operacionais. A execução do trabalho considerou os processos de resfriamento das carcaças de frango por meio da realização de um MFV, criou-se o estado atual e o estado futuro do processo, elencando-se as principais melhorias por meio de um plano de ação contemplando as oportunidades de ganho de produção e aumento de produtividade. Além de assegurar o atendimento de temperatura e reduzir o desperdício de gelo, foi possível aumentar a absorção das carcaças em 0,68%, o que caracteriza o trabalho realizado como rentável.
Abstract: The competitiveness of the agribusiness sector has been used as an opportunity to seek improvements in the production process, aiming to increase productivity. Poultry processing, correctly it is cooling, has many opportunities for waste and lead-time reduction as well as improved process productivity. This paper aims to evaluate the chilling process (cooling chiller) of the chicken carcass in an agribusiness using Value Stream Mapping (VSM) to improve process performance concerning waste and operational losses. The execution of the work considered the chicken carcasses cooling processes through the implementation of a VSM, the current state and the future state of the process were created, highlighting the main improvements through an action plan contemplating the opportunities of production gain and productivity increase. In addition to ensuring temperature compliance and reducing ice waste, it was possible to increase carcass absorption by 0.68%, which characterizes the work performed as profitable.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25904
Aparece nas coleções:PB - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_ESEP_IV_2019_17.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.