Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25899
Título: Aplicação do controle estatístico do processo: um estudo de caso em uma empresa montadora de equipamentos eletrônicos
Autor(es): Narciso, Maicon Lucas
Orientador(es): Oliveira, Gilson Adamczuk
Palavras-chave: Controle de qualidade
Gestão da qualidade total
Qualidade dos produtos
Quality control
Total quality management
Quality of products
Data do documento: 29-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: NARCISO, Maicon Lucas. Aplicação do controle estatístico do processo: um estudo de caso em uma empresa montadora de equipamentos eletrônicos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: A gestão estratégica da produção é um princípio fundamental para o sucesso financeiro das organizações, ter a visão e o controle dos dados da empresa resultam em tomadas de decisão cada vez mais assertivas. Tendo em vista a exigência dos clientes e cada vez mais o foco em melhoria continua dos processos de produção e consequentemente a redução dos defeitos, buscou-se investigar a estabilidade e variabilidade por meio da análise do nível de capabilidade dos processos da empresa estudada. Tendo essas informações em mãos foi aplicado um método de controle simples e exemplificado para a gestão diária da equipe de produção. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo utilizar o controle estatístico do processo de produção para gestão da qualidade aplicada a uma empresa montadora de equipamentos eletrônicos. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, aplicando as técnicas de coleta de dados primários e secundários. Para atingir o objetivo, foi realizado a coleta dos dados utilizando o histórico de defeitos e dos tipos de defeitos de um modelo de produto. A aplicação desse estudo se restringiu a apenas um segmento de produtos montados atualmente na empresa. O segmento escolhido se refere aos equipamentos que são utilizados para o rastreio de caminhões. O nome da empresa estudada e do cliente em específico foram preservados.
Abstract: Strategic production management is a fundamental principle for organizations' financial success, and having the vision and control of company data results in increasingly assertive decision making. In view of customer demand and the focus on continuous improvement of production processes and consequently the reduction of defects, we sought to investigate the stability and variability by analyzing the process capability level of the studied company. Having this information in hand, a simple and exemplified control method was applied to the daily management of the production team. Thus, this article aims to use the statistical control of the production process for quality management applied to an electronic equipment manufacturer. The research is characterized as a case study, applying the primary and secondary data collection techniques. To achieve the objective, data collection was performed using the defect history and defect types of a product model. The application of this study was restricted to only one segment of products currently assembled in the company. The chosen segment refers to the equipment that is used for truck screening. The name of the company studied and the specific customer were preserved.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25899
Aparece nas coleções:PB - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_ESEP_IV_2019_12.pdf310,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.