Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25895
Título: Diagnóstico de defeitos em uma linha de produção de uma industria da linha branca
Título(s) alternativo(s): Diagnosis of manufacturing defects in a home appliances production line
Autor(es): Favretto, Guilherme Burato
Orientador(es): Trentin, Marcelo Gonçalves
Palavras-chave: Localização de falhas (Engenharia)
Diagnóstico
Controle de produção
Controle de qualidade
Fault location (Engineering)
Diagnosis
Production control
Quality control
Data do documento: 25-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: FAVRETTO, Guilherme Burato. Diagnóstico de defeitos em uma linha de produção de uma industria da linha branca. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: Em um mercado tão competitivo quanto o da linha branca a busca por maior qualidade e menor custo de produção é incessante. No auxilio desta busca existe a gestão da qualidade, que busca identificar problemas e auxiliar na busca de soluções. Para isso, existem ferramentas da qualidade, que auxiliam na organização de dados e apresentação de falhas, causas e possíveis soluções. a identificação de falhas faz com que o produto chegue ao consumidor sem nenhum problema de qualidade e a descoberta de causas gera o estudo para ações corretivas. Usando de uma revisão de literatura das principais ferramentas de qualidade como o Diagrama de Pareto e métodos de solução de problemas como PDCA e a ferramenta 5W2H. Foram levantados dados de inspeção de qualidade de um mês de produção típico. Os dados foram agrupados por linha e foi selecionada uma linha de produção para análise. As informações de defeitos de qualidade desta linha foram então classificadas e organizadas para uma proposta de resolução de problemas. Com o estudo de caso foi possível diagnosticar a linha de produção e soluções para os defeitos mais corriqueiros foram propostas. Também foi possível avaliar a utilização do diagrama de Pareto e da ferramenta 5W2H em uma empresa de linha branca.
Abstract: In a market as competitive as the home appliances industry, the search for higher quality and lower production costs is incessant. Aiding this search there is quality management, which seeks to identify problems and assist in finding solutions. For this, there are quality tools that help in organizing data and presenting defects, causes and possible solutions. The identification of flaws makes the product reach the consumer without any quality problem and the identification of causes leads to the study for corrective actions. Using a literature review of key quality tools such as Pareto Diagram and troubleshooting methods such as PDCA and the 5W2H tool. Quality inspection data were collected from one month of typical production. Data were grouped by production lines and a one of those production lines was selected for analysis. The quality defect information of this production line was then sorted and organized for a problem-solving proposal. With the case study it was possible to diagnose the production line and solutions to the most common defects were proposed. It was also possible to evaluate the use of the Pareto diagram and the 5W2H tool in a home appliances industry.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25895
Aparece nas coleções:PB - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_ESEP_IV_2019_9.pdf774,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.