Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25885
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cinco, Thiago Henrique | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-31T20:44:23Z | - |
dc.date.available | 2021-08-31T20:44:23Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-12 | - |
dc.identifier.citation | CINCO, Thiago Henrique. Pandemia de COVID-19 e o uso de tecnologias na educação. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25885 | - |
dc.description.abstract | The COVID19 pandemic forced the adoption of social isolation measures worldwide, promoting the closure of educational institutions. With uncertainties regarding the duration of the distance period, the use of technologies was used for the remote continuation of classes on an emergency basis, in order to reduce the loss in the school year. The aim of this work was to evaluate the perceptions of basic education teachers regarding the use of technologies during emergency remote teaching, evaluating the teachers' profile and experience in the period, as well as the perspective on remote compared to presential teaching. To this end, an online questionnaire was available between May and June 2020. In total, 128 responses were obtained from primary school teachers from different Brazilian regions and with different degrees of professional experience. The analysis of the data suggests that, despite the difficulties, teachers are complying with the school calendar, but they report a partial efficiency of students in remote classes. Thus, it is suggested that the teaching objectives are being only partially achieved, probably due to the emergency nature of the situation. To improve the practice, it is necessary to update the professors professionally regarding the use of technologies, and greater investments in technological infrastructure (equipment and internet). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Vírus - Isolamento | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico domiciliar | pt_BR |
dc.subject | Viruses - Isolation | pt_BR |
dc.subject | Technology | pt_BR |
dc.subject | Domestic education | pt_BR |
dc.title | Pandemia de COVID-19 e o uso de tecnologias na educação | pt_BR |
dc.title.alternative | COVID-19 pandemic and the application of technologies on education | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A pandemia de COVID19 obrigou a adoção de medidas de isolamento social mundialmente, promovendo o fechamento de instituições de ensino. Com incertezas da duração do distanciamento, recorreu se ao uso de tecnologias para a continuidade remota das aulas em carácter emergencial, a fim de reduzir o prejuízo no ano letivo. O objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções dos professores de ensino básico quanto ao uso das tecnologias durante o ensino remoto emergencial, avaliando o perfil dos docentes e experiência no período, bem como a perspectiva sobre o ensino remoto comparativamente com o ensino presencial. Para tal, disponibilizou se um questionário online entre maio e junho de 2020. No total, foram obtidas 128 respostas de professores do ensino básico de diversas regiões brasileiras e com diferentes graus de experiência profissional. A análise dos dados sugere que, apesar das dificuldades, os professores estão cumprindo o calendário escolar, porém estes relatam um aproveitamento parcial dos estudantes nas aulas remotas. Assim, sugere se que os objetivos de ensino estão sendo atingidos apenas parcialmente, provavelmente por conta do caráter emergencial da situação. Para aprimoramento da prática, é necessária a atualização profissional dos docentes quanto ao uso de tecnologias, e maiores investimentos em infraestrutura tecnológica (equipamentos e internet). | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Rodrigo Ruschel | - |
dc.contributor.referee1 | Nunes, Rodrigo Ruschel | - |
dc.contributor.referee2 | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
dc.contributor.referee3 | Sobjak, Ricardo | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
pandemiatecnologiaseducacao.pdf | 510,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.