Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Rogério dos-
dc.date.accessioned2021-08-31T18:27:27Z-
dc.date.available2021-08-31T18:27:27Z-
dc.date.issued2020-09-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Rogério dos. Contribuições da interdisciplinaridade na educação de jovens e adultos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25872-
dc.description.abstractThe present research sought to gather different scientific contributions on interdisciplinarity in the education of young people and adults inserted in the practices and in the teaching actions that work with this public. Based on references on interdisciplinarity and the education of young people and adults in the Brazilian context, the objective was to understand the learning process in this group, based on national and international laws that guarantee the right to education and the repair of denied knowledge. in the schooling phase at “own age”. Based on the fact that studies developed for the education of young people and adults come from a progressive philosophy where pragmatism predominates, that is, education valued by practice and the social meaning of life, this study sought to defend the interdisciplinarity implicit within this philosophy and the valuation of practicality and an education focused on dialogue where the interdisciplinary actions highlighted in the framework of this work can be perceived or detected by the teacher to ensure efficient learning for young people and adults.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPragmatismopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectPragmatismpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectAdult educationpt_BR
dc.titleContribuições da interdisciplinaridade na educação de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeContributions of interdisciplinarity in the education of youth and adultspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa buscou reunir diferentes contribuições científica sobre a interdisciplinaridade na educação de jovens e adultos inseridas nas práticas e nas ações docentes que trabalham com este público. Com base em referenciais sobre a interdisciplinaridade e a educação de jovens e adultos no contexto do Brasileiro, objetivou­s e compreender o processo de aprendizagem neste grupo, tomando por base as legislações nacionais e internacionais que garantem o direito a educação e a reparação de conhecimentos negados na fase de escolarização na “idade própria”. Baseando que estudos desenvolvidos para educação de jovens e adultos provém de uma filosofia progressista onde predomina o pragmatismo, ou seja, a educação valorizada pela prática e pelo sentido social da vida, este estudo procurou defender a interdisciplinaridade implícita dentro desta filosofia e a valorização de praticidade e uma educação voltada para o diálogo onde as ações interdisciplinares destacada no referencial deste trabalho possa ser percebida ou detectada pelo docente para garantir uma aprendizagem eficiente para os Jovens e adultos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Cedran, Jaime da Costa-
dc.contributor.referee1Cedran, Jaime da Costa-
dc.contributor.referee2Nunes, Rodrigo Ruschel-
dc.contributor.referee3Sousa, Jennifer Caroline de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
contribuicoeseducacaojovensadultos.pdf516,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.