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dc.creatorSilva, Joice Cristina-
dc.date.accessioned2021-08-31T18:05:52Z-
dc.date.available2021-08-31T18:05:52Z-
dc.date.issued2020-09-26-
dc.identifier.citationSILVA, Joice Cristina. A utilização da experimentação nas aulas de ciências da natureza no ensino fundamental e médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25871-
dc.description.abstractExperimental activities carried out with students have been portrayed among researchers in the area of Science Education, in relation to their practices and approaches. Applied science in schools aims to educate the individual with the aim of making him able to exercise his citizenship in a reflective and critical way. The combination of theory and practice in the school environment results in more dynamic and productive classes, making the student understand the importance of the content, often being related to the student’s own experience. From this perspective, the present study aimed to investigate the use of experimentation in science classes, in elementary and high schools of various public and private schools. In the methodological way, we opted for a qualitative and quantitative research. Semi­structured online interviews were conducted with science teachers from various locations in Brazil as an instrument for data collection. The interviews were transcribed in graphs to make teachers' responses visible and quantifiable. The conclusions obtained from this research indicate that teachers mostly use experimental activities in their classes, but with an inductive view of science. In addition, the lack of continuous training of some teachers also represents a warning. However, it is verified that teachers use accessible materials in an attempt to break with the difficulties to use this type of activity. We studied the skills and skills highlighted in the National Common curriculum Base ­BNCC for the Teaching of Natural Sciences where, we sought to analyze the role of experimentation, as well as, the guidelines of the document related to the use of previous knowledge and the daily life of the student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.subjectExperiential learningpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectCreative activities and seat workpt_BR
dc.titleA utilização da experimentação nas aulas de ciências da natureza no ensino fundamental e médiopt_BR
dc.title.alternativeThe use of experimentation in natural science classes in elementary and high schoolpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAtividades experimentais realizadas com alunos tem sido retratada entre os pesquisadores da área de educação em Ciências, em relação às suas práticas e enfoques. A ciência aplicada nas escolas tem o intuito de formação do indivíduo com o objetivo de torná-­lo apto a exercer sua cidadania de forma reflexiva e critica. A junção de teoria e pratica no âmbito escolar resulta em aulas mais dinâmicas e produtivas fazendo com que o aluno compreenda a importância do conteúdo muito das vezes sendo relacionada com própria vivencia do discente. A partir desta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo investigar o uso da experimentação nas aulas de Ciências, nas escolas de Ensino Fundamental e Médio de várias escolas Públicas e particulares. No caminho metodológico, optou-­se por uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas no formato online com professores de Ciências de diversas localidades do Brasil. As entrevistas foram transcritas em gráficos para tornar visível e quantificável as respostas dos docentes. As conclusões obtidas dessa pesquisa indicam que os professores em sua maior parte utilizam atividades experimentais em suas aulas, porém com uma visão indutivista da Ciência. Além disso, a falta de formação continuada de alguns professores também representa um alerta. Entretanto, verifica­-se que os professores utilizam materiais acessíveis na tentativa de romper com as dificuldades para utilizar essa modalidade de atividade. Estudou­-se as competências e habilidades destacadas na Base Comum Nacional Curricular ­BNCC para o Ensino de Ciências da Natureza onde, se buscou analisar o papel da experimentação, bem como, as orientações do documento relacionadas à utilização do conhecimento prévio e do cotidiano do estudante.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Vincenzi, Silvana Ligia-
dc.contributor.referee1Vincenzi, Silvana Ligia-
dc.contributor.referee2Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee3Sobjak, Ricardo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
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