Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25862
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRebellato Neto, Henrique-
dc.date.accessioned2021-08-31T17:08:22Z-
dc.date.available2021-08-31T17:08:22Z-
dc.date.issued2020-09-19-
dc.identifier.citationREBELLATO NETO, Henrique. Metodologias ativas no ensino da mecânica nas aulas de física: uma contribuição bibliométrica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25862-
dc.description.abstractThis monograph had as its theme to present a bibliometric prospection on the material produced in articles, theses and dissertations that use the active learning methodologies for the teaching of Mechanics in Physics at different educational levels. We sought work in two databases: Thesis and Dissertations Database of CAPES and Scientific Electronic Library Online (Scielo). To this end, in the theoretical framework, some works of authors who applied active methodologies to teach Mechanics were presented, demonstrating gains in the performance of students in relation to traditional methods. It was also found, through the consultation of authors who write about the panorama of Brazilian education and in documents and laws that govern teaching in our country the need for teaching methodologies diversified from traditional ones, among them active methodologies. The research showed that there is still a small group of people who publish papers on the subject in question. Only twelve works were found. It is also worth mentioning that the first publications date back to 2015, that is, in addition to being small, this is a still new area. Thus, it was verified the great potential for new researchers to study more in depth the benefits (or not) of these teaching methodologies. It can still be concluded that Newton's Laws is the most addressed theme and in the sequence there is the theme Energy, while, Circular Movement and Amount of Movement are themes not yet explored. In the analyzed papers, the methodologies Instruction by Colleagues and Teaching by Research were the most applied in the Mechanics classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMecânicapt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectMechanicspt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.titleMetodologias ativas no ensino da mecânica nas aulas de física: uma contribuição bibliométricapt_BR
dc.title.alternativeActive methodologies in the teaching of mechanics in physics classes: a bibliometric contributionpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta monografia teve como temática a prospecção bibliométrica sobre o material produzido em artigos, teses e dissertações que utilizam as metodologias ativas de aprendizagem para o ensino da Mecânica na Física nos diferentes níveis educacionais. Buscou­-se trabalhos em dois bancos de dados: Banco de Teses e Dissertações da CAPES e Scientific Electronic Library Online (Scielo). Para tanto, no referencial teórico apresentou­-se alguns trabalhos de autores que aplicaram as Metodologias Ativas para ensinar Mecânica, demonstrando ganhos no desempenho dos alunos em relação a métodos tradicionais. Encontrou­-se também, através da consulta de autores que escrevem sobre o panorama da educação brasileira e em documentos e leis que regem o ensino em nosso país a necessidade de metodologias de ensino diversificas das tradicionais, dentre elas as metodologias ativas. A pesquisa mostrou que ainda é pequeno o grupo de pessoas que publicam trabalhos sobre o tema em questão. Foram encontradas apenas doze obras. Vale ressaltar ainda que as primeiras publicações datam de 2015, ou seja, além de pequena, essa é uma área ainda nova. Dessa forma verificou-­se o grande potencial para que novos pesquisadores estudem mais a fundo os benefícios (ou não) dessas metodologias de ensino. Ainda pode-­s-e concluir que Leis de Newton é o tema mais abordado e na sequência tem­-se o tema Energia, enquanto que, Movimento Circular e Quantidade de Movimento são temas ainda não explorados. Nos trabalhos analisados as metodologias Instrução pelos Colegas e Ensino por Investigação foram os mais aplicados nas aulas de Mecânica.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos Junior, Elias Lira dos-
dc.contributor.referee1Santos Junior, Elias Lira dos-
dc.contributor.referee2Bocardi, Juliane Maria Bergamin-
dc.contributor.referee3Agustini, Márcia Antonia Bartolomeu-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiaensinomecanicafisica.pdf769,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.