Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25856
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Fernanda Campos dos Santos de-
dc.date.accessioned2021-08-31T12:16:21Z-
dc.date.available2021-08-31T12:16:21Z-
dc.date.issued2020-09-19-
dc.identifier.citationSOUZA, Fernanda Campos dos Santos de. Metodologias ativas no ensino de ciências: uma abordagem bibliográfica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25856-
dc.description.abstractWhen dealing with active methodologies of science teaching it is understood that it is the role of the teacher, adopting these approaches, no longer having an action of transmission of content and becoming a mediator of the teaching and learning process, transforming their own ways of thinking and also that of their students, stimulating self­learning and co­learning as a way of acquiring skills , values, knowledge and attitudes. In this perspective, this research work had as main objective to present the active methodologies as a form of teaching and learning in science teaching. In order to meet the proposed objective, we proceeded with a bibliographic review research based on authors who have already discussed the subject. We analyzed 327 papers published between January 2000 and January 2020. There are several benefits obtained by bringing active methodologies for science teaching. However, this research did not intend to exhaust the theme, but rather to bring reflections on the importance and role of active methodologies in the science learning process. The fundamental use of active methodologies in science teaching is pointed out, prioritizing the participation of students together with teachers, because these methodologies help to improve the quality of teaching, besides creatively encouraging the development of students, at the same time, which open paths to new ways of thinking about teaching practice in Basic Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titleMetodologias ativas no ensino de ciências: uma abordagem bibliográficapt_BR
dc.title.alternativeActive methodologies in science teaching: a bibliographic approachpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAo tratar de metodologias ativas de ensino de ciências entende­-se que é papel do professor, ao adotar essas abordagens, deixar de ter uma ação de transmissão de conteúdos e passar a ser mediador do processo de ensino e aprendizagem, transformando seus próprios modos de pensar e também o de seus alunos, estimulando a autoaprendizagem e a co-­aprendizagem como modo de aquisição de habilidades, valores, conhecimento e atitudes. Nesta perspectiva, este trabalho de pesquisa teve como principal objetivo apresentar as metodologias ativas como forma de ensino e aprendizagem no ensino ciências. Visando atender o objetivo proposto procedeu-­se com pesquisa de revisão bibliográfica com base em autores que já discutiram sobre o assunto. Foram analisados 327 trabalhos publicados entre janeiro de 2000 e janeiro de 2020. Vários são os benefícios obtidos ao trazer as metodologias ativas para o ensino de ciências. Contudo, essa pesquisa não pretendeu esgotar o tema, mas sim trazer reflexões sobre a importância e o papel das metodologias ativas no processo de aprendizagem de ciência. Aponta­-se como fundamental a utilização de metodologias ativas no ensino de ciência, priorizando a participação dos estudantes em conjunto com o docente, pois essas metodologias auxiliam a melhorar a qualidade do ensino, além de incentivar de modo criativo o desenvolvimento dos alunos, ao mesmo tempo, que abrem caminhos para novas maneiras de se pensar a prática de ensino na Educação Básica.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos Junior, Elias Lira dos-
dc.contributor.referee1Santos Junior, Elias Lira dos-
dc.contributor.referee2Bocardi, Juliane Maria Bergamin-
dc.contributor.referee3Agustini, Márcia Antonia Bartolomeu-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiasativasensinociencias.pdf475,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.