Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25844
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante Neto, Delmar Almeida-
dc.date.accessioned2021-08-30T20:29:45Z-
dc.date.available2021-08-30T20:29:45Z-
dc.date.issued2020-09-12-
dc.identifier.citationCAVALCANTE NETO, Delmar Almeida. O uso do fórum como meio auxiliar do ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25844-
dc.description.abstractThe use of digital information and communication technologies is growing. An exponent of these technologies has stood out, the Forum. Forum is used in a different context, where it is a space for communication and interaction. The Forum can be personal, corporate and organizational or thematic. Forum is also organized in category. In education it receives varied use. The objective of this work was to carry out a bibliographic, qualitative research on the Forum, in order to clarify aspects of the use of forums in an educational context. In order to achieve success, a narrative review of the selected literature was undertaken. The investigation involved the survey of articles, theses and dissertations on the topic, whose selection considered the period 2015-2019. Of the 91 publications analyzed, 20 were chosen, with 16 articles, 2 dissertations and 2 theses. This text describes how the forum is used, and highlights its main results. A scenario was found where specialists pointed to a society organized around digital information and communication technologies. Based on this scenario, a role for the Forum was outlined. Different strategies for using the Forum were identified. It was clarified that the activities developed from forums suggest a perspective of change in relation to traditional teaching methods. Forums are ways to promote the socialization of knowledge in the classroom and beyond. Based on these approaches, the perspective that remains is that which identifies the use of the forum as a facilitator of teaching-learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectFórum (Debates)pt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectForums (Discussion and debate)pt_BR
dc.titleO uso do fórum como meio auxiliar do ensinopt_BR
dc.title.alternativeThe use of the forum as a teaching aidpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO uso de tecnologias digitais de informação e comunicação se apresenta crescente. Um expoente dessas tecnologias tem se destacado, o Fórum. Fórum é usado em contexto diverso, onde é espaço de comunicação e interação. O Fórum pode ser pessoal, coorporativo e organizacional ou temático. Fórum também se organiza em categoria. Em educação recebe uso variado. O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica, qualitativa sobre Fórum, com vistas a clarificar aspectos do uso de fóruns em contexto educativo. A fim de alcançar êxito foi empreendida uma revisão narrativa da literatura selecionada. A investigação envolveu o levantamento de artigos, teses e dissertações acerca do tema, cuja seleção considerou o período 2015-2019. Das 91 publicações analisadas, 20 foram escolhidas, sendo 16 artigos, 2 dissertações e 2 teses. Neste texto se descreve como o fórum é usado, e se destaca seus principais resultados. Foi encontrado um cenário onde especialistas apontaram uma sociedade organizada em torno das tecnologias digitais da informação e comunicação. A partir desse cenário ficou delineado um papel para o Fórum. Diferentes estratégias de uso do Fórum foram identificadas. Ficou aclarado que as atividades desenvolvidas a partir de fóruns sugerem uma perspectiva de mudança em relação a métodos tradicionais de ensino. Fóruns são formas de promover a socialização dos saberes em sala de aula e fora dela. Baseado nesses enfoques a perspectiva que ficou é aquela que identifica o uso do fórum como um meio facilitador de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Rodrigo Ruschel-
dc.contributor.referee1Nunes, Rodrigo Ruschel-
dc.contributor.referee2Cedran, Jaime da Costa-
dc.contributor.referee3Sousa, Jennifer Caroline de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
usoforumauxiliarensino.pdf667,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.