Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25843
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPorsani, Rafael Vieira-
dc.date.accessioned2021-08-29T00:11:40Z-
dc.date.available2021-08-29T00:11:40Z-
dc.date.issued2020-09-19-
dc.identifier.citationPORSANI, Rafael Vieira. Teoria sociointeracionista e autoeficácia: uma visão crítica reflexiva. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25843-
dc.description.abstractThis work was based on pedagogical practices that are based on social interaction theories and self-efficacy. In this sense, two pedagogical approaches to learning are adopted: bandura's self-efficacy and Lev Vygotsky's social interaction, by which they guided this work. Thus, the objective of the research was to present these theoretical conceptions about the learning and development process. For this, a systematic review of the literature was made, considering a qualitative approach, with a reflection of the theories at the end. It was found that new education formats are necessary, where the teacher becomes the mediator of the learning process, increasing the capacity of students and schools, about school failures in our country and that, both self-efficacy and social interaction itself, overcome the traditional format of teaching, overlapping the national educational failure.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectTeoria social cognitivapt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectAcademic achievementpt_BR
dc.subjectSocial cognitive theorypt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.titleTeoria socio interacionista e autoeficácia: uma visão crítica reflexivapt_BR
dc.title.alternativeSocial interaction theory and self-efficacy: a reflective critical visionpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática as práticas pedagógicas que são baseadas nas teorias sociointeracionista e autoeficácia. Nesse sentido têm-se duas abordagens pedagógicas de aprendizagem: a autoeficácia de Bandura e o socio interacionismo de Lev Vygotsky, pelas quais nortearam esse trabalho. Assim sendo o objetivo da pesquisa foi apresentar essas concepções teóricas sobre o processo de aprendizagem e do desenvolvimento. Para isso fez-se uma revisão sistemática da literatura, considerando uma abordagem qualitativa, com uma reflexão das teorias ao final. Verificou-se que se faz necessário novos formatos de educação, onde o professor passe a ser o mediador do processo de aprendizado, aumentando a capacidade dos alunos e das escolas, sobre os fracassos escolares em nosso país e que, tanto a autoeficácia como o socio interacionismo em si, superam o formato tradicional de ensino, sobrepondo a falência educacional nacional.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos Junior, Elias Lira dos-
dc.contributor.referee1Santos Junior, Elias Lira-
dc.contributor.referee2Bocardi, Juliane Maria Bergamin-
dc.contributor.referee3Agustini, Márcia Antonia Bartolomeu-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sociointeracionistaautoeficaciavisaocritica.pdf317,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.