Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Marilia Gabriela-
dc.date.accessioned2021-08-28T20:54:42Z-
dc.date.available2021-08-28T20:54:42Z-
dc.date.issued2020-09-12-
dc.identifier.citationPEREIRA, Marilia Gabriela. Levantamento de trabalhos científicos sobre o ensino da astrobiologia no Brasil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25841-
dc.description.abstractAstrobiology is a science that has been growing and developing in a short period of time, and seeks to answer some questions about the origin and evolution of life inside and outside the planet Earth. Its insertion in the teaching of Brazilian sciences is something that generates many expectations, since this is a science that provokes and arouses the interest not only of students, but also of teachers who wish to know a little more about the subject. To this end, a survey was made and the description of scientific works what is now known as "state of the art", about the teaching of astrobiology in Brazil. In a period of 14 years, 37 publications were found, but there is a large gap between 2007 and 2012, which shows the absence of papers related to this subject. The publications were distributed in nine topics of analysis to facilitate the understanding and proposal of each work. The works bring different teaching proposals for the insertion of Astrobiology in Brazil and they are focused on different levels of teaching. Among the publications, we observe the use of various methodologies and application instruments, such as educational games, classes with films and science fiction books, classes with software, guides and didactic proposals that help the teacher, face-to-face courses and astrobiology EAD and others, all to promote the development of astrobiology teaching in Brazil. Of the publications analyzed, 27% are focused on higher education and continuing teacher education, while 32% of the publications are focused on the insertion of Astrobiology in high school, these studies still bring different teaching proposals. 49% of the studies address astrobiology and its interdisciplinarity, while the rest are related to Astrobiology with other disciplines. USP and UFRJ are the educational institutions with the largest number of publications on the subject. The Southeast region concentrates 51% of the publications on the teaching of astrobiology in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectExobiologiapt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectExobiologypt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleLevantamento de trabalhos científicos sobre o ensino da astrobiologia no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeSurvey of scientific papers on the teaching of astrobiology in Brazilpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA astrobiologia é uma ciência que vem crescendo e se desenvolvendo em curto espaço de tempo, e busca responder algumas questões sobre a origem e a evolução da vida dentro e fora do planeta terra. A sua inserção no ensino de ciências brasileiro é algo que gera muitas expectativas, uma vez que, esta é uma ciência que provoca e desperta o interesse não só de alunos, mas também de professores que desejam conhecer um pouco mais sobre o assunto. Para tanto fez-se um levantamento e a descrição de trabalhos científicos o que hoje é conhecido como “estado da Arte”, sobre o ensino da Astrobiologia no Brasil. Num período de 14 anos foram encontradas 37 publicações, mas existe uma grande lacuna entre os anos de 2007 e 2012, que mostra a ausência de trabalhos relacionados a este assunto. As publicações foram distribuídas em nove tópicos de análises para facilitar o entendimento e a proposta de cada trabalho. Os trabalhos trazem diferentes propostas de ensino para a inserção da Astrobiologia no Brasil e elas são voltadas para diferentes níveis de ensinos. Dentre as publicações, observa-se o uso de várias metodologias e instrumentos de aplicações, tais como jogos didáticos, aulas com filmes e livros de ficção científica, aulas com software, guias e propostas didáticas que auxiliam o professor, cursos presenciais e EaD de astrobiologia e outros, tudo isso para promover o desenvolvimento do ensino da Astrobiologia no Brasil. Das publicações analisadas tem-se que 27% são voltadas para ensino superior e a formação continuada de professores, enquanto 32% das publicações são voltadas para a inserção da Astrobiologia no ensino médio, esses trabalhos ainda trazem diferentes propostas de ensino. 49% dos trabalhos abordam a Astrobiologia e sua interdisciplinaridade, enquanto o restante faz relação da Astrobiologia com outras disciplinas. A USP e a UFRJ são as instituições de ensino com o maior número de publicações sobre o tema. A região Sudeste concentra 51% das publicações sobre o ensino da astrobiologia no Brasil.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Cedran, Jaime da Costa-
dc.contributor.referee1Cedran, Jaime da Costa-
dc.contributor.referee2Nunes, Rodrigo Ruschel-
dc.contributor.referee3Sousa, Jennifer Caroline de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
levantamentotrabalhosastrobiologiabrasil.pdf787,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.