Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25840
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Masetto, Mariana Nadjara Klein | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-28T20:47:18Z | - |
dc.date.available | 2021-08-28T20:47:18Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-19 | - |
dc.identifier.citation | MASETTO, Mariana Nadjara Klein. Laboratórios de ciências nas escolas públicas de Araras – SP: dificuldades e desafios. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25840 | - |
dc.description.abstract | In the classes of disciplines related to Science, practical activities are essential to facilitate teaching learning, with the student being the protagonist in the experience of the contents acquired in the theoretical classes taught within the classroom. Within this perspective, the objective of this research was to evaluate the difficulties and challenges of science teaching laboratories in public schools, in the city of Araras, state of São Paulo. Schools were assessed by applying an open questionnaire. Among the28 schools evaluated, only 8 (28% of the total) have a Science laboratory, and it was found that, in the majority, the laboratories have adequate materials and equipment and the frequency of use is weekly. Nevertheless, 20 public schools (72%) do not have a laboratory, due to the lack of resources and physical space in the building; in some of these schools, teachers apply practical activities in the courtyard or in the classroom itself, and in others, there is no offer of such activities to students due to the lack of appropriate space. With this study, it is expected to bring to the didactic laboratories a new, more attentive look, so that they notice its importance in teaching learning and how its absence can negatively affect the student's pedagogical development. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.subject | Science - Experiments | pt_BR |
dc.title | Laboratórios de ciências nas escolas públicas de Araras - SP: dificuldades e desafios | pt_BR |
dc.title.alternative | Science laboratories in public schools in Araras - SP: difficulties and challenges | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Nas aulas das disciplinas relacionadas à Ciências, as atividades práticas são fundamentais para facilitar o ensino-aprendizagem, sendo o aluno o protagonista na vivência dos conteúdos adquiridos nas aulas teóricas ministradas dentro da sala de aula. Dentro desta perspectiva, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar as dificuldades e os desafios dos laboratórios didáticos de Ciências das escolas públicas, tanto da Rede Estadual como da Rede Municipal, da cidade de Araras, interior de São Paulo. Para tal, foram avaliadas, por meio da aplicação de um questionário aberto, escolas públicas, que atendem Ensino Fundamental Ciclo I e Ciclo II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Das 28 escolas avaliadas, apenas 8 (28% do total) possuem laboratório de Ciências em suas instalações, e foi constatado que, em sua maioria, os laboratórios possuem materiais e equipamentos adequados e a frequência de uso é semanal. Não obstante, 20 escolas públicas (72%) não possuem laboratório, devido à falta de recursos e de espaço físico do prédio; em algumas dessas escolas os professores aplicam atividades práticas no pátio ou na própria da sala de aula e, em outras, não há oferta de tais atividades aos alunos devido à inexistência de espaço apropriado. Com este estudo, espera-se trazer para os laboratórios didáticos um novo olhar mais atencioso, para que notem sua importância no ensino-aprendizagem e como sua inexistência pode afetar negativamente o desenvolvimento pedagógico do aluno. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
dc.contributor.referee1 | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
dc.contributor.referee2 | Giona, Renata Mello | - |
dc.contributor.referee3 | Meira, Ana Caroline Reis | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
laboratorioscienciasdificuldadesdesafios.pdf | 427,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.