Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25820
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Maria Ida-
dc.date.accessioned2021-08-24T17:56:35Z-
dc.date.available2021-08-24T17:56:35Z-
dc.date.issued2020-10-03-
dc.identifier.citationLIMA, Maria Ida. Alfabetização científica no ensino de biologia no ensino médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25820-
dc.description.abstractThe theme of the current work was a Systematic Review of the Literature in the area of Science Teaching. Articles were investigated that discuss Scientific Literacy (SL) in Biology Teaching in High School. For this, the methodological contribution of the Systematic Literature Review (SLR) was used, according to Kitchenham (2007). The search focused on six journals of Qualis A1, A2, and B1 (year of evaluation 2016), in the area of Science Teaching and Education in the period from 2011 to 2020. Of the total of 2,205 articles found, only 2 results address Teaching of Biology with the perspective of Scientific Literacy in High School. In general, these works discuss the theme, on the one hand as teaching proposals through technology, and on the other, as investigation of the conceptions of Biology teachers about SL. In view of the small number of works found with the theme, the result showed the need for new works and research related to the Teaching of Biology from the perspective of Scientific Literacy in High School.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectLetramento informacionalpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectInformation literacypt_BR
dc.titleAlfabetização científica no ensino de biologia no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeScientific literacy in biology teaching in high schoolpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática uma Revisão Sistemática da Literatura na área de Ensino de Ciências que investigou artigos que discutem Alfabetização Científica (AC) no Ensino de Biologia no Ensino Médio. Para isso, foi utilizado o aporte metodológico da Revisão Sistemática de Literatura (RSL), segundo Kitchenham (2007). A busca se concentrou em seis periódicos de Qualis A1, A2 e B1 (ano de avaliação 2016), na área de Ensino e Educação em Ciências entre o período de 2011 a 2020. Do total de 2.205 artigos, somente 2 resultados abordam o Ensino de Biologia com a perspectiva da Alfabetização Científica no Ensino Médio. Em geral, tais trabalhos discutem a temática de um lado como propostas de ensino por meio da tecnologia, por outro, investiga as concepções de professores de Biologia sobre AC. Diante do pequeno número de trabalhos encontrados com a temática, o resultado evidenciou a necessidade de novos trabalhos e pesquisas referentes ao Ensino de Biologia na perspectiva da Alfabetização Científica no Ensino Médio.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee1Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee2Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.referee3Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alfabetizacaocientificaensinobiologia.pdf207,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.