Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25809
Título: Estudo de caso: implantação de servidores Linux na rede de uma pequena empresa
Título(s) alternativo(s): Deployment of Linux servers in corporate networks to improve network performance and security
Autor(es): Kleinubing, Jorge José
Orientador(es): Dosciatti, Eden Ricardo
Palavras-chave: Linux (Sistema operacional de computador)
Gerenciamento de recursos de informação
Redes de computadores
Linux (Operating systems)
Information resources management
Computer networks
Data do documento: 21-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: KLEINUBING, Jorge José. Estudo de caso: implantação de servidores Linux na rede de uma pequena empresa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Redes de Computadores) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: O presente trabalho aborda a importância dos servidores Linux nas redes corporativas para melhorar o desempenho e a segurança da rede. Analisando o cenário de uma empresa de pequeno a médio porte, nota-se que a estrutura da rede local não possui nenhuma preocupação quanto a segurança dos dados da empresa, e a otimização do tráfego de dados na rede. Desta forma, foi realizada uma análise de quais os serviços necessários para contribuir de forma significativa com o desempenho da rede, para a melhoria do tráfego, e o que seria ideal para o cenário da empresa, em relação a segurança da rede. O possível crescimento da rede também foi analisado, assim como a necessidade de instalação de novos serviços para a rede.
Abstract: This paper discusses the importance of Linux servers in corporate networks to improve network performance and security. Analyzing the scenario of a small to medium-sized company,it is noticed that the structure of the local network has no concern about the security of the company's data, and the optimization of data traffic in the network. In this way, an analysis was made of which services needed to contribute significantly to network performance, traffic improvement, and what would be ideal for the company scenario in relation to network security. The possible growth of the network was also analyzed, as well as the need to install new services for the network.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25809
Aparece nas coleções:PB - Redes de Computadores: Configuração e Gerenciamento de Servidores e Equipamentos de Redes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_ESPRC_III_2019_15.pdf2,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.