Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25748
Título: Sistema de detecção automático de avarias na pista de rolamento
Título(s) alternativo(s): Automatic pothole detection system on road surface
Autor(es): Knop, Diogo Nogueira
Orientador(es): Copetti, Luiz Fernando
Palavras-chave: Sensores
Rodovias - Manutenção e reparos
Kalman, Filtragem de
Sistema de Posicionamento Global
Processamento de sinais
Sensors
Roads - Maintenance and repair
Kalman filtering
Global Positioning System
Signal processing
Data do documento: 30-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KNOP, Diogo Nogueira. Sistema de detecção automático de avarias na pista de rolamento. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: A má conservação de estradas e rodovias é uma das principais causas de acidentes de trânsito. O Brasil, por ser um país de proporções continentais, enfrenta uma tarefa difícil para realizar as manutenções destas vias. O objetivo deste trabalho é o de desenvolver um sistema capaz de detectar quando um veículo passar sobre um buraco em uma pista de rolamento, informando a um servidor a localização e data de quando ocorreu a detecção. Foram utilizados sensores inerciais e uma plataforma de desenvolvimento que contém um SoC Xilinx Zynq-7000. Na FPGA, foram implementados filtros passa-baixas e a comunicação com os sensores inerciais. No microprocessador, foi implementando o Filtro Complementar, o algoritmo para detecção de buracos, e também feita a comunicação serial com sensor GPS e um servidor. A comunicação entre FPGA e microprocessador é feita através do protocolo AMBA AXI. Foi realizado um teste em campo, utilizando um veículo na cidade de Curitiba, o qual obteve resultado satisfatório para o sistema desenvolvido.
Abstract: Poor conservation of roads and highways is a major cause of traffic accidents. Brazil, being a country of continental proportions, faces a difficult task to carry out the maintenance of these roads. The objective of this project is to develop a system capable of detecting when a vehicle passes over holes in a running track, informing a server its location and date of when the detection occurred. Inertial sensors and a development kit containing a Xilinx Zynq 7000 SoC were used. In the FPGA, low-pass filters and communication with inertial sensors were implemented. In the microprocessor, the Complementary Filter, the pothole detection algorithm, and the serial communication with a GPS sensor and a server were implemented. The communication between FPGA and microprocessor is done through the AMBA AXI protocol. A field test was performed using a vehicle in the city of Curitiba, which obtained a satisfactory result for the developed system.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25748
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sistemadeteccaoavarias.pdf1,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.