Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25649
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSalinas Junior, Walmir Ruis-
dc.date.accessioned2021-08-03T18:40:57Z-
dc.date.available2021-08-03T18:40:57Z-
dc.date.issued2020-10-03-
dc.identifier.citationSALINAS JUNIOR, Walmir Ruis. Avaliação da influência de preconcepções no ensino de combustíveis para curso técnico em química. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25649-
dc.description.abstractA difficulty faced during teaching is the conffrontation between what is taught with whatth estudents al ready know,know ledge denominated preconceptions. This know ledge may be correct or mistaken, which may help or hinder in the moment of stablishing the teaching as learning. Thus, this work had as the maticthe use of Gerard Vergnaud’s Conceptual Field Theory in the evaluation of preconceptions in the evolution of learning in students of a technical course in chemistry over the subject of fuels. The work was developed with the application of questionnaires before the teaching of said subject, with objective and essay question. The questions evidenced major wrong preconceptions regarding the origin of petroleum, its composition e processes of refinement. Several students demonstrated that they recognized petroleum derivatives are part of their daily life, but in general, are un familiar of their characteristics and ways of acquirement. It was also verified that essay questions are a much more accurate mean of evaluating student’s know ledge, for in objective questions the average of correct answer was around 50 %, even in questions in which know ledge tested was not taught and was notpart of common sense.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectCombustíveispt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.subjectTechnical educationpt_BR
dc.subjectFuelpt_BR
dc.titleAvaliação da influência de preconcepções no ensino de combustíveis para curso técnico em químicapt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the influence of alternate conceptionsinteaching fuels toatechnical course of chemistrypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoUma dificuldade enfrentada no momento do ensino é o confronto do que é ensinado com o que os alunos já conhecem, conhecimentos denominados preconcepções. Esse conhecimento pode ser correto ou equivocado, podendo ajudar ou atrapalhar no momento de concretizar o ensino em aprendizado. Assim este trabalho teve como temática usar a Teoria dos campos conceituais de Gerard Vergnaud na avaliação de preconcepções no aprendizado de alunos do terceiro ano de um curso técnico em química sobre a temática de combustíveis. O trabalho foi desenvolvido com aplicação de questionários antes do ensino do assunto abordado, com questões dissertativas e objetivas. As questões aplicadas evidenciaram preconcepções errôneas importantes a respeito da origem do petróleo, sua composição e seus processos de refino. Vários alunos demonstraram que reconheciam que os derivados do petróleo fazem parte de seu cotidiano, mas em geral desconhecem suas características e forma de obtenção. Também foi verificado que as questões dissertativas são um meio mais correto de avaliar o conhecimento dos alunos, tendo em vista que nas questões objetivas, a taxa média de acerto foi de 50 %, mesmo para questões tratando de conhecimento não trabalhado com os alunos e não comum ao cotidiano.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Blanco, Daniel Rodrigues-
dc.contributor.referee1Blanco, Daniel Rodrigues-
dc.contributor.referee2Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee3Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
avaliacaopreconcepcoescombustiveis.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.