Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25637
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilveira, José Otacílio de Paula-
dc.date.accessioned2021-07-26T22:20:11Z-
dc.date.available2021-07-26T22:20:11Z-
dc.date.issued2020-09-26-
dc.identifier.citationSILVEIRA, José Otacílio de Paula. “A água nossa de cada dia” – orientações educacionais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25637-
dc.description.abstractThrough a bibliographic research with an exploratory objective, based on a survey of theoretical references, previously analyzed and published the theme of this work, it was the presentation of how it is possible and how to proceed to maintain the use of water resources. It was right during the same, as a central idea, the fact that, although this resource remains constant in terms of quantity, quality has been compromised over time, making “good” water increasingly scarce for the consumption of living beings. In this sense, it was reported the importance of mineral water consumption in the necessary amount, since water is a “fuel” of extreme need for the preservation of life, being part of 60% of the body weight of the human organism, therefore, being fundamental for many functions organic. The themes: reused water and rainwater reuse were formed as possibilities to be adopted, rational ways of consuming the product. In order to avoid unnecessary waste of water, that is, its use in a rational way, were in agreement. The political side involving the State and the thought that water should be free of charge (as it can be considered a right of all; as well as the use of use and economic favoring (on the other hand, it was emphasized also the importance of education in the formation of conscientious citizens, making it clear that the teaching of water, makes students learn and become aware of how the environment and its natural resources are preserved, in addition to publicizing and participating in campaigns aimed at reducing. The theme was developed in an attempt to link it to educational teaching, addressing its application to the National Curriculum Parameters (PCNs), the Common Base National Curriculum (BNCC), and the National Education Plan (PNE).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectÁgua – Consumopt_BR
dc.subjectÁgua – Poluiçãopt_BR
dc.subjectÁgua potávelpt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectWater consumptionpt_BR
dc.subjectWater – Pollutionpt_BR
dc.subjectDrinking waterpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.title“A água nossa de cada dia” – orientações educacionaispt_BR
dc.title.alternative"Our daily water” – educational guidelinespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAtravés de pesquisa bibliográfica baseada em levantamento de referências teóricas, previamente analisadas e publicadas, tendo o objetivo exploratório, a temática deste trabalho, almejou ser útil, servir de auxílio aos professores, para a melhoria do ensino de ciências, demonstrando como é possível e como proceder para manter o uso racional dos recursos hídricos em geral. Foi demonstrado no decorrer do mesmo, como ideia central, o fato, de que, apesar deste recurso continuar constante em termos de quantidade, a qualidade vem sendo comprometido com o tempo, tornando-se cada vez mais escassa a água “boa” para o consumo dos seres vivos. Neste sentido foi relatada a importância consumo de água potável na quantidade necessária, uma vez que a água é “combustível” de extrema necessidade para preservação da vida, fazendo parte de 60% do peso corpóreo do organismo humano, portanto, sendo fundamental para muitas funções orgânicas. Os temas: água de reuso e reaproveitamento da água da chuva foram apresentados como possibilidades a serem adotadas, visando-se formas racionais do consumo do produto. Com o objetivo de evitar o desperdício desnecessário da água, ou seja, o seu uso de maneira racional, foram apresentados conselhos práticos. Foi abordado o lado político envolvendo o Estado e o pensamento de que é dever o fornecimento da água de forma gratuita (pois pode-se considerar um direito de todos; bem como, a possibilidade do uso visando o favorecimento econômico (commodity). Por outro lado, foi enfatizada também a importância da educação na formação de cidadãos conscientes, ficando claro que o ensino da temática água, faz com que os alunos aprendam e se conscientizem como preservar o meio ambiente e seus recursos naturais, além de divulgarem e participarem de campanhas que visam a diminuição do desperdício destes recursos. O tema foi desenvolvido buscando interligá-lo ao ensino educacional, abordando sua aplicação junto aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o Plano Nacional de Educação (PNE).pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
dc.contributor.referee1Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
dc.contributor.referee2Brandão, William Arthur Philip L. Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee3Vincenzi, Silvana Ligia-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aguaorientacoeseducacionais.pdf670,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.