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Título: Apuração de resultado gerencial em uma empresa de móveis de pequeno porte
Título(s) alternativo(s): Determination of managerial results in a small furniture company
Autor(es): Mussolini, João Carlos Loureiro de Almeida
Orientador(es): Giasson, Oldair Roberto
Palavras-chave: Contabilidade de custo
Preços - Métodos
Custo
Comércio varejista
Cost accounting
Prices - Methods
Cost
Retail trade
Data do documento: 27-Fev-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MUSSOLINI, João Carlos Loureiro de Almeida. Apuração de resultado gerencial em uma empresa de móveis de pequeno porte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Contábil e Financeira) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: A competitividade tem exigido das empresas a busca contínua de novas soluções e a melhor exploração de todos os processos e atividades que executam. Aspectos como a busca de eficiência, melhor compreensão do relacionamento com o consumidor e melhor gestão de custos nas organizações, tem sido elementos importantes para as empresas submetidas a uma crescente concorrência. O objetivo do estudo foi analisar os custos e despesas e a formação do preço de venda em uma empresa do comércio varejista localizada no Sudoeste do Paraná, através de um estudo de caso de natureza qualitativa, de caráter descritivo. Os dados foram coletados a partir de relatórios do sistema que a empresa utiliza documentos e informações prestadas pelo departamento financeiro e pelo escritório contábil. Como resultados, destaca-se que foi possível identificar a margem de contribuição atual, avaliar quais categorias de produtos proporcionam para a empresa maiores ganhos, e estratégias para reduzir despesas. A empresa não possuía controles gerencias de custos e de formação de preços, sugeriu o uso de metodologias práticas para o acompanhamento dos custos e despesas de forma a garantir um gerenciamento eficaz na organização.
Abstract: Competitiveness has required companies to continuously search for new solutions and to better explore all the processes and activities they carry out. Aspects such as the search for efficiency, better understanding of the relationship with the consumer and better management of costs in organizations, have been important elements for companies subject to increasing competition. The objective of the study was to analyze the costs and expenses and the formation of the sale price in a retail business located in the Southwest of Paraná, through a qualitative case study of a descriptive nature. The data were collected from reports of the system that the company uses, documents and information provided by the company's financial department and the accounting office. As results, it is possible to identify the current contribution margin, to evaluate which categories of products provide the company with greater gains, and strategies to reduce expenses. The company did not have cost management controls and price formation; it suggested the use of practical methodologies to follow the costs and expenses in order to guarantee an effective management in the organization.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25537
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