Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25426
Título: Indicadores não-financeiros: análise de conteúdo em relatórios de administração de empresas do setor bancário da BMF&BOVESPA
Autor(es): Hoffmann, Carolina
Orientador(es): Bortoluzzi, Sandro César
Palavras-chave: Indicadores econômicos
Desempenho - Avaliação
Administração de empresas
Administração financeira
Economic indicators
Performance - Evaluation
Industrial management
Financial management
Data do documento: 4-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: HOFFMANN, Carolina. Indicadores não-financeiros: análise de conteúdo em relatórios de administração de empresas do setor bancário da BMF&BOVESPA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Contábil e Financeira) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Este artigo tem como objetivo identificar os indicadores não-financeiros divulgados nos Relatórios de Administração do ano de 2016 publicado pelas empresas do segmento bancário listadas na BMF&BOVESPA. Sob perspectiva qualitativa, os dados foram coletados a partir da análise de conteúdo dos relatórios de administração. A amostra é composta inicialmente de 25 empresas; após exclusões de holdings e empresas que não divulgam indicadores não-financeiros em seu relatório, a amostra final é formada de 17 empresas. Na sequência, os dados foram classificados em seis categorias, padronizados e tratados estatisticamente. Constatou-se indicadores não-financeiros nos relatórios de todas as empresas, entre os quais a categoria Social com 26,5% possui maior representatividade, seguido de Pessoas com 20,7%. A empresa Patagonia detém 38 dos 275 indicadores, sendo a empresa com maior número de indicadores, correspondendo 13,8% da amostra. A partir da análise dos dados, pode-se concluir que as empresas da amostra preocupam-se em estar presente na sociedade por meio de ações de cunho social e sustentável. Com isso, este trabalho poderá auxiliar trabalhos futuros sobre a utilização de indicadores não-financeiros para tomada de decisão.
Abstract: This article aims to identify the non-financial indicators disclosed in the Management Reports for the year 2016 published by the companies in the banking segment listed on BMF & BOVESPA. From a qualitative perspective, the data were collected from the content analysis of the management reports. The sample is initially composed of 25 companies; after excluding holdings and companies that do not disclose non-financial indicators in their report, the final sample consists of 17 companies. Subsequently, the data were classified into six categories, standardized and treated statistically. Non-financial indicators were found in the reports of all companies, among which the Social category with 26.5% is more representative, followed by People with 20.7%. Patagonia owns 38 of the 275 indicators, the company with the highest number of indicators, corresponding to 13.8% of the sample. From the analysis of the data, it can be concluded that the companies of the sample are concerned with being present in society through social and sustainable actions. Thus, this work may help future work on the use of non-financial indicators for decision making.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25426
Aparece nas coleções:PB - Gestão Contábil e Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_EGCF_XIII_2018_03.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.