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Título: Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos
Título(s) alternativo(s): Light beyond darkness - a proposal for teaching the wave nature of light to visually impaired students
Autor(es): Tafarel, Jaqueline Andreia
Orientador(es): Dalmolin, Fabrício Tronco
Palavras-chave: Física - Experiências
Teoria eletromagnética
Pessoas com deficiência visual
Physics - Experiments
Electromagnetic theory
People with visual disabilities
Data do documento: 17-Dez-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: TAFAREL, Jaqueline Andreia. Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de Física voltada à inclusão educacional de alunos deficientes visuais no intuito de efetivar o processo de ensino e aprendizagem do conceito de Luz como onda eletromagnética. Para isso consideramos que o deficiente visual está na mesma condição das pessoas que enxergam, pois a propagação da onda eletromagnética não é “visualizada”, mas seus efeitos são percebidos por diferentes sentidos, não somente através da visão. Neste intuito, foi desenvolvido um produto educacional com recursos didáticos táteis –visuais –auditivos, que possam contribuir para a aprendizagem de todos os alunos, deficientes visuais ou videntes, de acordo com a proposta da didática multissensorial. Estes recursos estão indicados numa proposta didático pedagógica que está apresentada como um texto de apoio ao professor. Essa proposta, na forma como está indicada para ser desenvolvida, foi embasada na Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e no Interacionismo de Vygotsky. Apesar de ser uma proposta pedagógica para o professor, salienta-se que todos os recursos didáticos desenvolvidos foram aplicados e validados por duas alunas cegas de escolas públicas de um município da região sudoeste do estado do Paraná. A validação foi positiva para todos os recursos, e as alunas salientaram que os mesmos contribuem de forma efetiva para a aprendizagem dos conceitos físicos pretendidos.
Abstract: This paper presents a proposal for teaching Physics aiming theeducational inclusion of visually impaired students, in order to affect the process of teaching and learning the concept of Light as an electromagnetic wave. For this reason, we consider that the visually-impaired students have the same resources as the other students, since the propagationof the electromagnetic wave is not “visualized”, but its effects are perceived by different senses, not only through the vision. To this end, an educational product was developed with tactile -visual-auditory teaching resources, which can contribute to the learning of all students, visually impaired or visionaries, according to the proposal of multisensory didactics. These resources are indicated in a didactic pedagogical proposal that is presented as a text to support the teacher. This proposal, as it is indicated to be developed, was based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning and Vygotsky's Interactionism. Although it is a pedagogical proposal for the teacher, it should be noted that all didactic resources developed were applied and validated by two visually-impairedstudents from public schools in a southwestern county in the state of Paraná. The validation was positive for all resources, and the students pointed outthat they contribute effectively for learning the intendedphysical concepts.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25405
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