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Título: Evaluating market pricing competition with the Bertrand Network
Autor(es): Ferreira, Murillo Henrique Pedroso
Orientador(es): Koscianski, André
Palavras-chave: Teoria dos jogos
Pesquisa de mercado
Concorrência
Preços - Determinação
Game theory
Marketing research
Competition
Basing-point system
Data do documento: 11-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: FERREIRA, Murillo Henrique Pedroso. Evaluating market pricing competition with the Bertrand Network. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Politécnico de Bragança; Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: Recentemente, na literatura, tem havido muitas tentativas de expandir os modelos clássicos de análise da concorrência de mercado. Considerando que as empresas estão competindo globalmente com muitos vendedores diferentes em diferentes mercados, trabalhos recentes propuseram um modelo onde é possível representar a competição entre empresas onde elas competem entre si direta e indiretamente, usando um hipergrafo para representar a estrutura da competição. Este documento apresenta uma tentativa de demonstrar como o jovem e amadurecido modelo de concorrência de preços em rede, que permite encontrar o melhor preço para as empresas a partir da estrutura da concorrência e dos tamanhos de mercado, pode ser utilizado em qualquer caso de estudo. Este trabalho dá continuidade à recente demanda de adaptação do famoso modelo de competição Bertrand, onde os vendedores pedem preços. Como não existem trabalhos recentes que utilizem o modelo recente, foi apresentado como utilizá-lo de forma que seja possível adivinhar a estrutura da concorrência e a distribuição dos compradores apenas observando como as empresas estão precificando. Para melhor compreender as aplicações do método existente, é apresentado o primeiro caso real de estudo que utilizou o modelo da Rede Bertrand: uma competição entre 6 empresas de voos, onde os preços foram recolhidos através do serviço Google Flight tracking, concluindo que as provas e reivindicações desenvolvidas neste trabalho são úteis para aprimorar a análise de mercado.
Abstract: Recently in the literature, there have been many attempts to expand classic models of market competition analysis. Considering firms are competing globally against many different sellers over different markets, recent works proposed a model where it is possible to represent competition among companies where they compete against each other directly and indirectly, using a hypergraph to represent the competition structure. This document presents an attempt to demonstrate how the young and maturing networked price competition model, which allows finding the best price for the companies from the competition structure and market sizes, can be used in any case of study. This work continues the recent demand to adapt the famous Bertrand competition model, where sellers ask for prices. Since there are no recent works which use the recent model, it has been presented how to use it in such a way that is possible to guess the competition structure and the distribution of the buyers by only by observing how companies are pricing. To better understand the applications of the existing method, the first real case of study which has used the Bertrand Network model is presented: a competition among 6 flight companies, where prices were collected by using the Google Flight tracking service, concluding that the proofs and claims developed in this work are useful to enhance market analysis.
Descrição: O presente trabalho é resultado de um convênio de dupla diplomação com o Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25388
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