Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25340
Título: Produção científica sobre aplicativos para a educação ambiental: análise no portal Google Acadêmico
Autor(es): Valeriano, Uelinton Aparecido
Orientador(es): Haas, Jucelaine
Palavras-chave: Publicações científicas
Educação ambiental
Pesquisa bibliográfica
Science publishing
Environmental education
Searching, Bibliographical
Data do documento: 14-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: VALERIANO, Uelinton Aparecido. Produção científica sobre aplicativos para a educação ambiental: análise no portal Google Acadêmico. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar as publicações científicas disponíveis no portal google acadêmico no período de 2009 a 2019, e que versem sobre a utilização de aplicativos para a educação ambiental. O estudo foi fruto de uma pesquisa bibliográfica com levantamento cenciométrico de produções científicas (artigo; livros; trabalhos de conclusão de curso (TCC); monografias; dissertações e teses) disponíveis no portal google acadêmico. Os resultados foram articulados à evolução das publicações; periódico utilizado; publicação por estado da federação e abordagem das publicações. Observou-se que ao longo da coleta de dados que no período pesquisado o Brasil apresentou um salto quantitativo no número de publicações saindo de 85 publicações em 2009 e atingindo 371 publicações em 2019. Dentro do período pesquisado foi verificado que os artigos científicos são os periódicos mais utilizadas nesta área de pesquisa, com um total de 754 publicações o que representa 34,3% dos textos pesquisados. Também foi possível constatar que há uma concentração nas publicações em Estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Ao passo que a abordagem mais estudada se relaciona com o Currículo Escolar e a Formação dos Professores atingindo índices de 29 e 38% respectivamente das publicações. De posse dos dados apresentados, percebe-se que os pesquisadores possuem grande interesse na temática o que corrobora com a elevação gradual no total de publicação do período.
Abstract: This work aims to present the scientific publications available on the google academic portal from 2009 to 2019, and which deal with the use of applications for environmental education. The study was the result of a bibliographic research with a scientometric survey of scientific productions (article; books; course conclusion papers (TCC); monographs; dissertations and theses) available on the google academic portal. The results were linked to the evolution of publications; periodical used; publication by state of the federation and approach of publications. It was observed that throughout the data collection that in the researched period Brazil presented a quantitative leap in the number of publications leaving 85 publications in 2009 and reaching 271 publications in 2019. Within the researched period it was verified that the scientific articles are the journals most used in this research area, with a total of 754 publications which represents 34.3% of the researched texts. It was also possible to verify that there is a concentration in publications in States like São Paulo and Rio de Janeiro. While the most studied approach is related to the School Curriculum and Teacher Training reaching rates of 29 and 38% respectively of publications. With the data presented, it is clear that researchers have great interest in the theme, which corroborates the gradual increase in the total publication of the period.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25340
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_54.pdf584,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.