Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25333
Título: Educação ambiental: o lúdico como processo de ensino-aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Environmental education: play as a teaching-learning process
Autor(es): Silva, Odilena Scarazzati da
Orientador(es): Estevan, Daniela Aparecida
Palavras-chave: Educação ambiental
Jogos educativos
Aprendizagem
Environmental education
Educational games
Learning
Data do documento: 3-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: SILVA, Odilena Scarazzati da. Educação ambiental: o lúdico como processo de ensino-aprendizagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como tema a Educação Ambiental, voltada para o processo de ensino e aprendizagem com seus valores baseados na formação humana e social, de responsabilidade individual e coletiva. O objetivo foi propor uma sequência didática com um jogo do tipo tabuleiro, e trilha com cartas de perguntas relacionadas com princípios da sustentabilidade, e as cores dos coletores de lixo para promover a conscientização da educação ambiental, através do lúdico no processo de ensinoaprendizagem no ensino fundamental. A metodologia adotada foi a de pesquisas literárias, artigos científicos e revisões de literatura sobre o tema escolhido. A proposta de sequência didática elaborada neste trabalho é para ser desenvolvida no período de cinco aulas, entre conversas sobre o conhecimento prévio dos estudantes, visitas em locais de reciclagem/coletores, aulas de pesquisa no computador e jogos de tabuleiro ou mais atividades caso surjam novas adaptações, e a sondagem final visando revelar as concepções dos alunos pós prática. As atividades de EA desenvolvidas no ensino fundamental através de jogos, podem formar adultos sensibilizados, ativos e preocupados com o meio ambiente, e que disseminarão esses valores ao longo da vida.
Abstract: This work has as its theme Environmental Education, focused on the teaching and learning process with its values based on human and social formation, of individual and collective responsibility. The objective was to propose a didactic sequence with a board-type game, and a trail with question cards related to sustainability principles, and the colors of garbage collectors to promote awareness of environmental education, through playfulness in the teaching-learning process in elementary education. The methodology adopted was that of literary research, scientific articles and literature reviews on the chosen theme. The didactic sequence proposal elaborated in this work is to be developed in the period of five classes, between conversations about the students' previous knowledge, visits to recycling / collector locations, computer research classes and board games or more activities in case new ones arise. adaptations, and the final survey aiming to reveal the students' conceptions after practice. The activities of AE developed in elementary school through games, can form adults who are aware, active and concerned with the environment, and who will disseminate these values throughout their lives.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25333
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_42.pdf2,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.