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Título: Educação ambiental no município de São José do Rio Preto: análise de documentos e formação continuada
Título(s) alternativo(s): Environmental education in the municipality of São José do Rio Preto: document analysis and continuing education
Autor(es): Martins, Nathália Priscila dos Santos
Orientador(es): Pereira, Luciana Boemer Cesar
Palavras-chave: Educação ambiental
Professores - Formação
Instalações escolares - Planejamento
Environmental education
Teachers, Training of
School facilities - Planning
Data do documento: 8-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: MARTINS, Nathália Priscila dos Santos. Educação ambiental no município de São José do Rio Preto: análise de documentos e formação continuada. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
Resumo: Este trabalho verificou como se dá a educação ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de São José do Rio Preto - SP e como as Leis ambientais chegam até a escola. Para isso, como aporte teórico foi realizada a retomada do surgimento da Educação Ambiental no Brasil e alguns apontamentos sobre a formação continuada. As etapas da pesquisa se deram da seguinte forma: inicialmente se realizou uma análise documental a partir de documentos oficiais de São José do Rio Preto; na sequência foi realizada a aplicação de um questionário, o qual alcançou trinta e cinco professores da rede municipal de São José do Rio Preto, e as respostas ao questionário foram analisadas dentro da perspectiva da pesquisa qualitativa, do tipo exploratório descritiva. Em seguida é apresentado os Projetos Ambientais desenvolvidos nas duas escolas municipais que disponibilizaram seus Planos Escolares para análise neste trabalho; e por fim, foi realizada a análise dos dados obtidos com o questionário. Concluiu-se com este trabalho que as Leis são indutoras de mudanças no ambiente escolar e que o município de São José do Rio Preto necessita investir na formação de professores na área ambiental e na troca de experiência entre as escolas quanto aos Projetos Ambientais desenvolvidos.
Abstract: This work verified how environmental education is given in the early years of elementary school in the municipality of São José do Rio Preto - SP and how environmental laws get to school. For this, as a theoretical contribution, the resumption of the emergence of Environmental Education in Brazil and also some notes on continuing education were made. The stages of the research were as follows: initially a documental analysis was carried out based on official documents from São José do Rio Preto; in the sequence a questionnaire was applied, which reached thirty-five teachers from the municipal network of São José do Rio Preto, and the answers to the questionnaire were analyzed from the perspective of qualitative research, of the descriptive exploratory type. Next, the Environmental Projects developed in the two municipal schools that made their School Plans available for analysis in this work were presented; and finally, the data obtained from the questionnaire was analyzed. It was concluded with this work that the Laws are inducing changes in the school environment and that the municipality of São José do Rio Preto needs to invest in the training of teachers in the environmental area and the exchange of experience between schools regarding the Environmental Projects developed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25332
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