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Título: Estratégias e ferramentas digitais na aprendizagem da química
Título(s) alternativo(s): Strategies and digital tools in the learning of chemistry
Autor(es): Silva, Márcio Evaristo da
Orientador(es): Adamczuk, Samara Ernandes
Palavras-chave: Aprendizagem
Química
Jogos educativos
Learning
Chemistry
Educational games
Data do documento: 6-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: SILVA, Márcio Evaristo da. Estratégias e ferramentas digitais na aprendizagem da química. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais de Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de ensino utilizando estratégias ativas com atividades diversificadas e ferramentas digitais tais como: sequência didática, atividade investigativa, jogos (gameficação), aplicativos do tipo clickers e softwares de simulação e/ou construção. Para atenuar os desafios correlacionado ao ensino-aprendizagem da disciplina de química, tornando o aluno mais participativo do processo, foram investigadas estratégias e ferramentas digitais que contribuíssem para uma maior participação, interatividade e motivação dos alunos. E, também, para que na perspectiva do professor fosse um facilitador, para a aplicabilidade dos conceitos e para o dinamismo no ensino e na avaliação do aprendizado. A presença de diversificadas estratégias e ferramentas digitais contribuíram para motivação, interatividade e aumento do desempenho e/ou retenção dos conhecimentos abordados. Na sequência didática (S.D.), averiguou-se que a ordenação de aplicação das atividades - envolvendo estratégias e ferramentas digitais - foram importantes recursos facilitadores. Já na atividade investigativa, foi observado que o seu desenvolvimento baseado na pluralidade, tanto com relação à interdisciplinaridade, quanto no que se refere às metodologias, favoreceu o processo de aprendizado dos conceitos químicos de orgânica, átomos, elementos químicos, ligações químicas, geometria molecular, propriedades e reatividade, bioquímica, entre outros. E, na estratégia “Jogos (gameficação), aplicativos, softwares de simulações”, notou-se que quando tais tecnologias são utilizadas como recurso pedagógico, em conjunto com outras estratégias, há maior eficácia no processo de aprendizagem dos conhecimentos de química abordados. Por fim, destacam-se que as estratégias, diversificadas com ferramentas digitais, favoreceram para a postura do aluno proativo no processo de aprendizagem. No qual o papel do professor deve ser orientador e mediador, entre as atividades. E os alunos, com postura reflexiva, tornam-se sujeitos do processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: This work presents a study on active strategies with diversified activities and digital tools such as didactic sequence, investigative activity, games (gamification), clickertype applications and simulation and / or construction software. To mitigate the challenges related to the teaching-learning of the chemical discipline, making the student more participative in the process, digital strategies and tools that contributed to greater participation, interactivity and motivation of the students were investigated. And, also, from the teacher's perspective, it would be a facilitator for the applicability of concepts and dynamism in teaching and learning assessment. The presence of diversified strategies and digital tools contributed to motivation, interactivity and increased performance and / or retention of the knowledge covered. In the didactic sequence (S.D.), it was found that the ordering of the application of activities involving strategies and digital tools were important facilitating resources. In the investigative activity, it was observed that its development based on plurality, both in relation to interdisciplinarity and in terms of methodologies, favored the process of learning the chemical concepts of organic, atoms, chemical elements, chemical bonds, molecular geometry, properties and reactivity, biochemistry among others. And, in the strategy “Games (gamification), applications, simulation software”, it was noted that when such technologies are used as a pedagogical resource, together with other strategies, there is greater efficiency in the process of learning the knowledge of chemistry addressed. Finally, it is highlighted that the diversified strategies with digital tools favored the student's posture as proactive in the learning process. In which the role of the teacher should be a guide and mediator, between activities and students, with a reflective posture, becoming a subject of the teachinglearning process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25330
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