Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25329
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Marcel Ricardo da-
dc.date.accessioned2021-06-21T19:19:01Z-
dc.date.available2021-06-21T19:19:01Z-
dc.date.issued2020-10-04-
dc.identifier.citationSILVA, Marcel Ricardo da. Práticas educativas no ensino de ciências da natureza para alunos em privação em liberdade nas penitenciárias da diretoria de ensino de Araçatuba - SP. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidades) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25329-
dc.description.abstractThe present work the main aspects of the current legislation on education in the prison system in Brazil and in the State of São Paulo, in addition to aspects related to the characteristics and rules of prison institutions in the State of São Paulo for the development of education. The contextualization and experimental practices in the disciplines of Natural Sciences establish new paradigms of the learning situation developed in the classroom, by deepening the theme to new levels, establishing the criticality of the students. This work aimed to make adjustments in educational practices for participatory learning through contextualizing the contents of the disciplines of Natural Sciences. Four educational practices were developed at the school of the Center for Penitentiary Progression in Valparaíso belonging to the Board of Education of Araçatuba - SP, using contextualization and experimentation in the learning of the subjects of Natural Sciences. Using strategies and teaching materials that do not hurt the list of procedures and conduct of the prison system, it was possible to hold classes that guarantee the development of disciplines and the effective participation of students in deprivation of freedom in the discussion of learning, in addition to enabling the adequacy of these classes to be developed in other prison institutions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHistória naturalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrisõespt_BR
dc.subjectNatural historypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectPrisonspt_BR
dc.titlePráticas educativas no ensino de ciências da natureza para alunos em privação de liberdade nas penitenciárias da diretoria de ensino de Araçatuba - SPpt_BR
dc.title.alternativeEducational practices in the teaching of natural sciences to students in deprivation in freedom in the penitentiaries of the board of education of Araçatuba - SPpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta os principais aspectos da legislação vigente sobre a educação no sistema prisional no Brasil e no Estado de São Paulo, além dos aspectos relacionados às características e regras das instituições prisionais do Estado de São Paulo para o desenvolvimento da educação. A contextualização e as práticas experimentais nas disciplinas de Ciências da Natureza estabelecem novos paradigmas da situação de aprendizagem desenvolvida em sala, ao aprofundar o tema a novos patamares, estabelecendo a criticidade dos discentes. Este trabalho teve por objetivo realizar adequações nas práticas educacionais para a aprendizagem participativa através de contextualização dos conteúdos das disciplinas de Ciências da Natureza. Foram desenvolvidas quatro práticas educativas na escola do Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso pertencente à Diretoria de Ensino de Araçatuba - SP, utilizando contextualização e experimentação na aprendizagem das disciplinas de Ciências da Natureza. Utilizando estratégias e materiais pedagógicos que não ferem o prol de procedimentos e condutas do sistema prisional, foi possível realizar aulas que garantem o desenvolvimento das disciplinas e a participação efetiva dos alunos em privação de liberdade na discussão da aprendizagem, além de possibilitar a adequação destas aulas para serem desenvolvidas em outras instituições prisionais.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Deborah Catharine de Assis-
dc.contributor.referee1Leite, Deborah Catharine de Assis-
dc.contributor.referee2Neves, Jacqueline Peixoto-
dc.contributor.referee3Manfio, Daiara-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_35.pdf3,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.