Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25327
Título: Ensino de biologia plural: alternativas de implementação em sequência didática
Título(s) alternativo(s): Plural biology teaching: alternatives for implementation in didactic sequence
Autor(es): Cabral, Lucas Munhoz
Orientador(es): Pinho, Katia Elisa Prus
Palavras-chave: Educação ambiental
Ensino - Meios auxiliares
Biologia - Estudo e ensino
Environmental education
Teaching - Aids and devices
Biology - Study and teaching
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: CABRAL, Lucas Munhoz. Ensino de biologia plural: alternativas de implementação em sequência didática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
Resumo: O presente trabalho apresenta a percepção de duas grandes crises, a primeira delas é relata danos referenciais relacionados ao Ensino de Ciências, ao qual se indica dificuldades de motivação e interesse, por parte dos estudantes, na medida do distanciamento entre as práticas em aula com suas culturas e realidades. A segunda é de característica ambiental, em que já se nomeia a presente época de antropoceno, em vista aos efeitos das ações humanas na natureza, culminando em perda de biodiversidade, nas mudanças climáticas e na destruição de povos. Ambos os cenários encontram-se no campo dos valores. Diante de tais desafios, foi proposta uma sequência didática, composta de treze aulas, direcionadas a docentes de Ciências Naturais, tendo como foco específico turmas de terceiro ano do Ensino Médio. Como base, foram adotadas as concepções do multiculturalismo crítico e de ensino intercultural, direcionadas à aproximação das diferenças, identidades e da vida dos estudantes às salas de aula de Biologia, além do questionamento a discursos hegemônicos que estereotipam ou excluem grupos. O tema, por sua vez, foi o de problemas causados ao meio ambiente, trazendo, portanto, a união do aspecto social, histórico e plural ao natural. Como material organizado e concretizado foi possível avaliar as suas contribuições e desafios. Como contribuição considera-se a sequência didática uma possível referência aos docentes de Biologia, a um tema ainda incipiente e com poucas experiências relatadas. Os desafios, por sua vez, encontram-se na complexidade de elaboração de atividades baseadas na proposição, no domínio e na prática da concepção adotada. Tais desafios colocam à prova a capacidade de renovação e criatividade de professores ligados às Ciências Naturais, em vista à elaboração de estratégias que se façam mais atentas à realidade daqueles que são o objetivo das ações pedagógicas, os próprios alunos .
Abstract: The present work recognizes two major crises, the first of which is reported in references related to Science Teaching, which indicates difficulties of motivation and interest faced by the students, as sociated whit the distance between class and their cultures or realities. The second crisis is environmental, in which the effects of human actions on nature, names the presentera as Anthropocene, culm in a ting in loss of biodiversity, climate change and the destruction of civilizations. Both scenarios integrate the field of values. In view of the sechallenges, a didactic sequence of thirteen lessons was proposed, aimed at teachers of Natural Sciences, with a specific focus on third-year high school classes. The concepts of critical multiculturalism and intercultural teaching were adopted as reference, aimed at the approach of differences, identities, and the lives of students to Biology classrooms, also the questioning of hegemonic discourses that stereotype or exclude groups. The sequence was focused on the problems caused to the environment, aiming the union of nature whit social, historical, and plural aspects. When the material was completed, it was evaluated in view of its contributions and challenges. As a contribution, the didactic sequenceis considered a possible reference to Biology teachers, to a stillincipient the me and with few reported experiences. The challenges, in turn, are linked to the complexity of developing activities based on the proposal, knowledge and practice of the adopted concept. These challengestests the capacity of renew a land creativity of teachers, linked to the Natural Sciences, in order to develop strategies that are more attentiveto the reality of those who are the objective of pedagogical actions, the students themselves.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25327
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_31.pdf738,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.