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Título: Análise cienciométrica do emprego da música regional no ensino de ciências (conteúdos biológicos) e biologia, nos últimos 10 anos
Título(s) alternativo(s): Scientometric analysis of the use of regional music in teaching Science (biological content) and biology, in the last 10 years
Autor(es): Fritsch, Luís Eduardo
Orientador(es): Ferrari, Fernanda
Palavras-chave: Ciências da vida
Regionalismo na música
Ensino - Metodologia
Life sciences
Regionalism in music
Teaching - Methodology
Data do documento: 12-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: FRITSCH, Luís Eduardo. Análise cienciométrica do emprego da música regional no ensino de ciências (conteúdos biológicos) e biologia, nos últimos 10 anos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
Resumo: O ensino de Ciências e Biologia é particularmente complexo e, em razão disso, o processo de ensino-aprendizagem exige cada vez mais do professor. Para que o conteúdo ministrado seja trabalhado de uma forma dinâmica, eficiente e ainda prazerosa, o lúdico revela-se uma excelente estratégia didática. A música como um tipo de atividade que envolve a ludicidade e traz elementos do cotidiano e da cultura dos discentes, considerando as particularidades e especificidades da regionalidade, e ainda o conhecimento prévio dos mesmos, pode conduzir a uma prática de ensino caracterizada pela interdisciplinaridade, sendo motivadora e sobretudo, facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi descobrir como as metodologias de caráter lúdico, em específico as que utilizam músicas regionais, são discutidas no meio acadêmico e se de fato são empregadas no ensino de Ciências e Biologia no Brasil. Foi realizada uma análise cienciométrica contemplando publicações periódicas nacionais entre os anos de 2010 e o primeiro semestre de 2020. As buscas foram realizadas em bases de dados de trabalhos científicos. Encontramos 2870 artigos relacionados, mas como a maior parte destes não atendia aos critérios de nossa análise, foram avaliados 89 trabalhos. Estes artigos, foram publicados em 80 revistas periódicas científicas. Dentre os artigos analisados, em 28, foram mencionados nomes de músicas utilizadas no ensino de Ciências e/ou Biologia, diretamente ou por meio de projetos interdisciplinares. Houve 68 músicas mencionadas, destas por sua vez, ficou evidenciado que o gênero musical mais utilizado no ensino de Ciências e Biologia é justamente o regionalista, seguido pelo MPB. Juntos, esses dois gêneros representam a maior parte das músicas que foram citadas. Considerando todas, podemos ver um predomínio da utilização de músicas relacionadas à Educação Ambiental e de tópicos associados à Educação Sexual. Através desta pesquisa, pode-se constatar que a música regional vem sendo utilizada no ensino de Ciências e Biologia, inclusive é o estilo musical mais empregado. Entretanto, seu uso ainda pode ser mais expressivo tendo em vista o seu potencial, conhecendo a riqueza cultural brasileira e sabendo que esta estratégia promove de forma lúdica o processo de ensino-aprendizagem. Com base nos resultados obtidos, foi elaborada uma proposta de sequência didática de Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental, onde a música regional gaúcha é uma das principais ferramentas didáticas utilizadas, além de uma lista com sugestões de músicas do mesmo gênero, que apresentam potencial de utilização, por meio da transposição didática de suas letras. Assim, fornecemos subsídios a pesquisadores e demais profissionais da educação, especialmente os professores de Ciências, com vistas a colaborar na elaboração de estratégias diferenciadas de ensino-aprendizagem.
Abstract: The teaching of Sciences and Biology is particularly complex and, because of this, the teaching-learning process demands more and more from the teacher. In order for the content taught to be worked on in a dynamic, efficient and yet pleasurable way, the playfulness turns out to be an excellent didactic strategy. Music as a type of activity that involves playfulness and brings elements of daily life and culture of the students, considering the particularities and specificities of the region, and also their previous knowledge, can lead to a teaching practice characterized by interdisciplinarity, being motivating and above all, facilitating the teaching and learning process. The objective of this research was to discover how playful methodologies, specifically those that use regional music, are discussed in the academic environment and if in fact they are employed in the teaching of Sciences and Biology in Brazil. A scientific analysis was carried out contemplating national periodicals between the years 2010 and the first semester of 2020. The searches were carried out in databases of scientific papers. We found 2870 related articles, but since most of them did not meet the criteria of our analysis, 89 works were evaluated. These articles were published in 80 scientific journals. Among the articles analyzed, in 28, the names of music used in science and/or biology teaching were mentioned, directly or through interdisciplinary projects. There were 68 songs mentioned, of these in turn, it became evident that the musical genre most used in the teaching of Science and Biology is precisely the regionalist, followed by MPB. Together, these two genres represent the majority of the songs that were mentioned. Considering all of them, we can see a predominance of the use of music related to Environmental Education and of topics associated with Sexual Education. Through this research, one can see that regional music has been used in the teaching of Science and Biology, and is also the most used musical style. However, its use can be even more expressive considering its potential, knowing the Brazilian cultural richness and knowing that this strategy promotes in a playful way the teaching-learning process. Based on the results obtained, a proposal of didactic sequence of Sciences for the final years of Elementary School was elaborated, where the regional gaucho music is one of the main didactic tools used, besides a list with suggestions of music of the same genre, that present potential of use, through the didactic transposition of its lyrics. Thus, we provide subsidies to researchers and other education professionals, especially sciences teachers, in order to collaborate in the development of differentiated teaching and learning strategies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25275
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