Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMalinoski, Andressa Aparecida-
dc.date.accessioned2021-06-16T16:25:23Z-
dc.date.available2021-06-16T16:25:23Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.citationMALINOSKI, Andressa Aparecida. Sustentabilidade e crianças: desenvolvimento de práticas pedagógicas para ensino de ciências. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25250-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Sustentabilidade e crianças: desenvolvimento de práticas pedagógicas para ensino de ciênciaspt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to develop and apply sustainable approach strategies in a school in the municipal network of Ponta Grossa to enhance learning with a view to Environmental Education, in Science teaching. For this, we list six sustainable activities to be developed, establishing a relationship between the Science curriculum with the disciplines of Portuguese, Mathematics, History and Geography, being guided by the Common National Curricular Base (BNCC) and the Curricular Guidelines for Elementary Education in the municipality of Ponta Grossa. The investigation was carried out in a remote format, due to the pandemic caused by COVID-19. Thus, the study involved, inicialy, a group of 30 students from the 2nd Full Year of Elementary School I of the Escola Municipal Prefeito0 Theodoro Batista Rosas, in the city of Ponta Grossa / PR, however, only 10 parents and / or guardians accepted the invitation and authorized your children's participation. This dissertation was guided by a Problem-Dialogical Matrix (MDP), which guided the path taken by the researcher in delimiting the theme, actions, data collection and analysis. It is a qualitative research, supported by action research. The route followed had the elaboration of an educational website, which was configured as the product of this study, containing suggestions for sustainable activities, in order to disseminate the work developed, for teachers of Elementary School I and other interested parties. The effectiveness of the research demonstrated a significant contribution for the children as well as for their parents and / or guardians, in addition, it raised healthy reflections about the society in which we live, thus promoting the improvement of the quality of teaching and learning processes in the area of Sciences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleSustentabilidade e crianças: desenvolvimento de práticas pedagógicas para ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeSustainability and children: development of pedagogical practices for science teachingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo desenvolver e aplicar estratégias de abordagem sustentável em uma escola da rede municipal de Ponta Grossa para potencializar a aprendizagem com vistas à Educação Ambiental, no ensino de Ciências. Para tanto, elencamos seis atividades sustentáveis a serem desenvolvidas, estabelecendo relação entre o currículo de Ciências com as disciplinas de Português, Matemática, História e Geografia, sendo pautadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Ensino Fundamental do município de Ponta Grossa. A investigação foi desenvolvida em formato remoto, devido a pandemia ocasionada pela COVID-19. Desse modo, o estudo envolveu, inicialmente, uma turma de 30 estudantes do 2° Ano Integral do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Prefeito Theodoro Batista Rosas, na cidade de Ponta Grossa/PR, porém, apenas 10 pais e/ou responsáveis aceitaram o convite e autorizaram a participação dos seus filhos. Esta dissertação foi norteada por uma Matriz Dialógico Problematizadora (MDP), a qual orientou o caminho percorrido pela pesquisadora na delimitação do tema, ações, coleta e análise de dados. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, subsidiada pela pesquisa-ação. O percurso trilhado contou com a elaboração de um website educativo, o qual configurou-se como o produto deste estudo, contendo sugestões de atividades sustentáveis, a fim de disseminar o trabalho desenvolvido, para professores do Ensino Fundamental I e demais interessados. A efetivação da pesquisa demonstrou contribuição significativa para as crianças bem como para os seus pais e/ou responsáveis, além disso, fez emergir reflexões salutares acerca da sociedade em que vivemos, promovendo, desse modo, a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem na área de Ciências.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3905-4634pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8511759115545001pt_BR
dc.contributor.advisor1Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7459-3780pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9516464037261848pt_BR
dc.contributor.referee1Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7459-3780pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9516464037261848pt_BR
dc.contributor.referee2Lorenzetti, Leonir-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0208-2965pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543012935264915pt_BR
dc.contributor.referee3Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-8453-0751pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6914975623530073pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sustentabilidadeecriancas.pdf3,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sustentabilidadeecriancas_produto.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons