Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25230
Título: Análise cienciométrica de metodologias ativas no ensino de viroses na educação básica no período de 2010 a 2020
Título(s) alternativo(s): Scientometric analysis of active methodologies in teaching viruses in basic education between 2010 and 2020
Autor(es): Halfen, Gustavo Emygdio
Orientador(es): Leite, Deborah Catharine de Assis
Palavras-chave: Viroses
Educação
Ensino
Virus diseases
Education
Teaching
Data do documento: 26-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: HALFEN, Gustavo Emygdio. Análise cienciométrica de metodologias ativas no ensino de viroses na educação básica no período de 2010 a 2020. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidades) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
Resumo: Metodologia Ativas são estratégias pedagógicas que colocam os discentes como sujeitos de suas ações. Nesse contexto, questiona-se como a abordagem de temas relacionados à saúde na área das Ciências da Natureza se articulam no processo de ensino aprendizagem. No ensino de viroses na educação básica, as pesquisas são precárias, e poucos são os estudos que envolvem materiais didáticos. Contudo, o número de pessoas infectadas por doenças virais no país é alto, sendo notória a necessidade de uma abordagem integrada entre corpo humano, saúde e meio ambiente. Quantificar as publicações cientificas e identificar as tendências de estudos nessa área, significa avaliar o estado atual das pesquisas. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo realizar uma análise cienciométrica para identificar as tendências da literatura científica sobre o uso metodologias ativas no ensino de viroses na Educação Básica. Para tanto, utilizou-se a plataformas de busca Google Acadêmico, usando como termo de busca “metodologias ativas” AND “viroses OR “vírus”. O período de pesquisa foi definido entre 2010 e 2020. Foram encontradas 833 publicações nos últimos 10 anos. Deste total 59 publicações foram selecionadas por se enquadrarem no objetivo da pesquisa. As publicações na área foram encontradas somente a partir de 2013 tendo um aumento conforme os anos passaram, atingindo seu ápice em 2019. Os tipos de publicações encontradas foram Artigos, Trabalhos de Conclusão de Curso, capítulos de livros, e-books e Resumos/anais em congressos. As viroses foram separadas em três categorias para facilitar as análises: Arboviroses, DSTs e Doenças virais em geral. Houve um aumento no número de publicações relacionadas a Arboviroses e Doenças Virais em geral provavelmente devido ao aumento do número de casos de doenças relacionadas no país. Em relação as DSTs é evidente o número de publicações a partir de 2016. Viroses em Geral foi o maior número de publicações encontradas (41%), seguida por DSTs (33%) e por último Arboviroses (26%). No total foram encontradas 12 metodologias ativas empregadas para o ensino de viroses, destacando Pesquisa-ação, Dinâmica em Círculo, Jogos de Tabuleiro, Recursos Audiovisuais, Criação de Cartilhas de Prevenção e Criação de Conteúdo Audiovisual. O panorama feito pela análise cienciométrica deste trabalho abre portas para discussões veiculadas às políticas públicas na educação e saúde. Propostas de metodologias ativas devem trazer em seu escopo, além de medidas profiláticas, análise crítica, como a Pesquisa-ação e Dinâmica em Círculo que propõem ao discente a proposição de ações concretas a respeito dos problemas expostos em sala de aula.
Abstract: Active Methodologies are pedagogical strategies that define students as subjects of their actions. In this context, it is questioned how the approach of topics related to health in Natural Sciences are articulated in the teachinglearning process. In teaching viruses in basic education, the researches are precarious, and there are few studies involving teaching materials. However, the number of people infected with viral diseases in the country is high, and there is a clear need for an integrated approach between the human body, health and the environment. Quantifying scientific publications and identifying trends in studies concerning this area means assessing the current state of research. In this sense, this research aimed to carry out a scientometric analysis to identify trends in the scientific literature on the use of active methodologies in teaching viruses in Basic Education. For this purpose, the Google Scholar search platforms were used, applying “active methodologies” AND “viruses” OR “virus” as a search term. The research period was defined between 2010 and 2020. In the last 10 years, 833 publications were found. Of this total, 59 publications were selected because they fit the research objective. Publications in the area were found only after 2013, increasing their number and reaching their peak in 2019. The types of publications found were Articles, Course Conclusion Papers, book chapters, e-books and Abstracts/proceedings in congresses. Viruses have been separated into three categories to facilitate analysis: Arboviruses, STDs and viral diseases in general. There was an increase in the number of publications related to Arboviruses and Viral Diseases in general, probably due to the increase in the number of cases of related diseases in the country. Regarding STDs, the number of publications as of 2016 is evident. In general, Viruses was the highest number of publications found (41%), followed by STDs (33%) and finally Arboviroses (26%). In total, 12 active methodologies were used to teach viruses, such as Action Research, Circle Dynamics, Board Games, Audiovisual Resources, Creation of Prevention Booklets and Creation of Audiovisual Content. The panorama made by the scientometric analysis of this research opens doors for discussions related to public policies in education and health. Proposals for active methodologies must bring in their scope, in addition to prophylactic measures, critical analysis, such as Action Research and Dynamic Circle, which propose to the student the proposition of concrete actions regarding the problems exposed in the classroom.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25230
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_20.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.