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Título: Desafios da escola em diversidade sexual: visão realista e situacional
Título(s) alternativo(s): School challenges in sexual diversity: realistic and situational view
Autor(es): Vargas, Andressa Toledo
Orientador(es): Pinho, Katia Elisa Prus
Palavras-chave: Professores - Formação
Identidade de gênero na educação
Direitos humanos
Teachers, Training of
Gender identity in education
Human rights
Data do documento: 3-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: VARGAS, Andressa Toledo. Desafios da escola em diversidade sexual: visão realista e situacional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
Resumo: Esta monografia versou sobre os desafios e as dificuldades dos professores em trabalhar equiparação de gênero e diversidade sexual na escola, e teve como foco analisar a importância da disciplina gênero e diversidade, embasada pelos princípios da educação em direitos humanos, nos cursos de graduação e pós-graduação de professores. A importância desse tema emerge pelo fato de que a sociedade contemporânea determina modelos heteronormativos, conservadores e estereótipos de gênero, que estão sócio-histórico-culturalmente arraigados. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, realizada por meio de revisão bibliográfica em periódicos e livros, que se objetivou, compreender como o papel do educador é preponderante no combate a ações discriminatórias, vexatórias, desconstruindo o preconceito camuflado. Dessa forma, foi observado que a escola continua reprodutora de antigos paradigmas de omissão, marginalizando conteúdos relacionados ao tema. Logo, não são dadas as devidas importâncias e responsabilidade na formação de referências, as representações, subjetividades e as identidades. A instituição escolar precisa dispor de ambientes, materiais didáticos, metodologias e profissionais que possibilitem a prática de valores, igualdade e respeito mútuo às diferentes raças/etnias, identidades de gênero e orientações sexuais. Não obstante, são pertinentes as discussões sobre a necessidade da disciplina gênero e diversidades nos cursos de graduação e especializações. Faz-se, então, necessário o desenvolvimento de políticas publicas educacionais no âmbito dos Direitos Humanos, realização de formações e informações de modo a romper com os padrões de preconceitos existentes. Dessa forma, pretende-se construir um modelo educativo que prime pela diversidade e inclusão social, compreendendo que a escola, como arranjo social, deve ser o local por excelência de ensino aprendizagem, com a intencionalidade de formar pessoas críticas e questionadoras da realidade vigente.
Abstract: This dealt with the challenges and difficulties of teachers in working to match gender and sexual diversity at school, and focused on analyzing the importance of gender and diversity, based on the principles of human rights education, in undergraduate and postgraduate courses teacher graduation.The importance of this theme emerges from the fact that contemporary society determines heteronormative, conservative models and gender stereotypes, which are socio-historical-culturally ingrained.The present research is of a qualitative nature, carried out through bibliographic review in periodicals and books, which aimed to understand how the role of the educator is preponderant in combating discriminatory, vexing actions, deconstructing the camouflaged prejudice.Thus, it was observed that the school continues to reproduce old paradigms of omission, marginalizing content related to the theme.Therefore, due importance and responsibility are not given in the formation of references, representations, subjectivities and identities.The school institution needs to have environments, teaching materials, methodologies and professionals that enable the practice of values, equality and mutual respect for different races / ethnicities, gender identities and sexual orientations. Nevertheless, discussions on the need for gender and diversity in undergraduate and specialization courses are pertinent. It is therefore necessary to develop public educational policies within the scope of Human Rights, conduct training and information in order to break with existing patterns of prejudice.Thus, it is intended to build an educational model that excels in diversity and social inclusion, understanding that the school, as a social arrangement, must be the place par excellence for teaching-learning, with the intention of training critical people and questioning the current reality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25228
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