Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25193
Título: O perfil feminino no conto “Lenda de Namarói” de Mia Couto
Autor(es): Barbosa, Lucimeire Aparecida de Almeida
Orientador(es): Franz, Marcelo
Palavras-chave: Contos
Mulheres - Moçambique
Mulheres - Identidade
Couto, Mia, 1955-
Short stories
Women - Moçambique
Women - Identity
Data do documento: 11-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BARBOSA, Lucimeire Aparecida de Almeida. O perfil feminino no conto “Lenda de Namarói” de Mia Couto. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O presente trabalho propõe uma análise sobre o perfil feminino no texto "Lenda de Namarói" de Mia Couto. Trata-se de uma narrativa em primeira pessoa realizada por uma mulher, ao nos transportar a um tempo lendário onde as mulheres eram os únicos seres humanos do mundo. Da infertilidade de algumas, nasceram os primeiros seres do sexo masculino, seres que não se reproduziam. Essa história ancestral, demonstravam a predominância do homem que constituía a civilização contemporânea, onde a mulher é reinterpretada na sociedade primordial. Os mitos de homens do mundo dito civilizado, o ser feminino seria marcado por uma falta, ou seja, ausência. A escrita de Mia Couto é criativa, reinventa olhares, não segue um caminho principal, traz ao leitor outras paisagens. A “Lenda de Namarói” conto africano, tem a intenção de designar uma reflexão sobre o desenvolvimento social na representação da mulher bem como quebrar padrões que já não são úteis para o século XXI.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25193
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_39.pdf10,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.