Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25191
Título: Práticas de leitura no livro didático "Se Liga na Língua - Leitura, Produção de Texto e Linguagem": uma análise do processo inferencial
Autor(es): Galdino, Livia Ferreira
Orientador(es): Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski
Palavras-chave: Leitura
Compreensão na leitura
Leitores - Reação crítica
Livros didáticos - Avaliação - Metodologia
Reading
Reading comprehension
Reader-response criticism
Textbooks - Evaluation - Methodology
Data do documento: 31-Ago-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GALDINO, Livia Ferreira. Práticas de leitura no livro didático "Se Liga na Língua - Leitura, Produção de Texto e Linguagem": uma análise do processo inferencial. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Os resultados de avaliações externas, como Prova Brasil e PISA (Programa Nacional de Avaliação de Estudantes), evidenciam um baixo nível de proficiência leitora em alunos da Educação Básica. A leitura, como processo cognitivo e interacional, carece de um leitor ativo que seja capaz de ler o texto para além da decodificação da escrita. Nesse sentido, é necessário o ensino de estratégias de leitura que mobilizem habilidades de compreensão leitora, não se limitem apenas à superfície textual, e sim, levem o aluno a adicionar informações ao texto baseado em seus conhecimentos prévios, num processo inferencial. A presente pesquisa visa analisar e refletir sobre as atividades de compreensão textual que demandam o uso de inferências em um livro didático de Língua Portuguesa direcionado ao 7o Ano do Ensino Fundamental, por entender que esse instrumento pedagógico é muito utilizado pelo professor em seu planejamento. Para embasar esse trabalho, foram levantadas algumas teorias fundamentadas na concepção de leitura enquanto processo interativo. Adotamos, para a análise do material didático – corpus da pesquisa, a perspectiva de natureza qualitativa, por entendermos ser uma metodologia que nos ajuda a compreender as atividades relacionadas à leitura, e também quantitativa, já que para se chegar a uma conclusão foi preciso quantificar as questões que incentivavam a inferência. Os resultados mostraram que as atividades que demandam o uso de inferências de diferentes tipos, do Livro Didático de Língua Portuguesa (LDP) analisado, são poucas em relação às questões que visam estimular o aluno a atentar-se à estrutura do texto, necessitando, assim, que o docente, de posse dos conhecimentos dos processos envolvidos na leitura, propicie esse desenvolvimento por meio de atividades complementares.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25191
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_37.pdf14,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.