Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25185
Título: Análise de viabilidade de implantação do sistema de custeio ABC em uma empresa administradora de cartões do estado do Paraná
Título(s) alternativo(s): Analysis of implementation feasibility about the ABC costing system in a card management company in the state of Paraná
Autor(es): Poli, Luciana Massarotto
Orientador(es): Casagrande, Luiz Fernande
Palavras-chave: Estudos de viabilidade
Contabilidade de custo
Custeio baseado em atividades
Processo decisório
Feasibility studies
Cost accounting
Activity-based costing
Decision making
Data do documento: 24-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: POLI, Luciana Massarotto. Análise de viabilidade de implantação do sistema de custeio ABC em uma empresa administradora de cartões do estado do Paraná. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Este trabalho aborda um estudo de caso sobre a gestão de custos em uma empresa prestadora de serviços na área de administração de cartões para o setor supermercadista. Estudou-se a viabilidade de implantação do sistema de custeio baseado em atividades ABC, o qual se mostrou eficaz para a administração dos custos, proporcionando informações importantes e estratégicas para as tomadas de decisões. Através do rastreamento dos custos de cada atividade, implantado pelo método de custeio abordado, demonstrou-se que as decisões se dão a partir de dados mais confiáveis, o que permite um gerenciamento consciente, que vai além de um simples rateio de custos. Como consequência disso, podemos visualizar a possibilidade de melhoria no desempenho da empresa e na competitividade perante o mercado em que está inserida.
Abstract: This project deals a case study on cost management in a company that provides services in the area of card management for the supermarket sector. The implementation feasibility of the costing system based on ABC activities was studied, which proved effective for cost management, providing important and strategic information for decision-making. Through the tracking of the costs about each activity, implemented by the costing method addressed, it was demonstrated that the decisions are based on more reliable data, which allows a conscious management, which goes beyond a simple apportionment of costs. As a consequence, we can see the possibility of improving the company's performance and competitiveness in the market that which it is inserted.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25185
Aparece nas coleções:PB - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_ESEP_III_2018_14.pdf475,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.