Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25173
Título: Variações linguísticas no despertar da leitura
Autor(es): Rank, Jaciele
Orientador(es): Bertucci, Roberlei Alves
Palavras-chave: Língua portuguesa - Variação
Leitura
Pedagogia
Base Nacional Comum Curricular
Portuguese language - Variation
Reading
Pedagogy
Data do documento: 2-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RANK, Jaciele. Variações linguísticas no despertar da leitura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar se o tratamento da variação linguística no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no livro didático Português Linguagens para 6o ano do ensino Fundamental favorece o combate ao preconceito linguístico e como isto pode ser aplicado nas aulas de língua portuguesa no Ensino Fundamental. Por isso, discute os conceitos das diferentes variações existentes e como são aplicadas no dia a dia do aluno, apresentando obstáculos que muitas vezes os professores podem encontrar ao trabalharem essas variações em sala de aula atreladas à interpretação e leitura de diversos textos. A partir de uma pesquisa documental da BNCC, foi possível verificar quais habilidades e competências são previstas como trabalho em sala de aula; foi possível, também, entender como o trabalho linguístico é publicado para os níveis de ensino, em particular no ensino fundamental, e em parceria com o estudo de normas gramaticais. Por fim, como resultado desta pesquisa, foi possível obter um panorama de como a linguística e a gramática estão presentes em outros estudos acadêmicos e também em outras literaturas, tanto didáticas como informativas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25173
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_25.pdf13,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.